PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO YOUTUBE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ANÁLISE METODOLÓGICAETODOLÓGICA

Autores

  • Tamiris Aline Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elaine Rosangela de Olivera Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Pandemia; Fóruns de Educação de Jovens e Adultos; Movimentos sociais; YouTube; Análise de conteúdo

Resumo

 

Na conjuntura pandêmica, tornou-se imprescindível manter as atuações de movimentos sociais, entre os da Educação, estão os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. Os Fóruns de EJA mantiveram e fortaleceram pautas referentes à EJA, denunciando, reivindicando e criando redes de solidariedade, por meio de lives no YouTube, no qual a interação em tempo real permitiu a participação constante na elaboração de documentos e fortalecimento de vínculos entre os sujeitos. Tendo como base a pesquisa em andamento acerca da mobilização dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos no YouTube e as narrativas dos sujeitos durante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, o artigo apresenta os aspectos metodológicos adotados com base na Análise de Conteúdo. Dentre as etapas da metodologia, o artigo discorre a respeito do percurso da coleta e organização de dados, etapa a qual ocorre a pré-análise, fundamental para as etapas seguintes da pesquisa. O relato de como foi realizada a coleta de dados demonstra os caminhos percorridos para a criação de um método que concilia ferramentas de web e de programação, estratégias imprescindíveis para a efetivação da pesquisa, e demonstra a relevância do constante aprendizado ao passo da transmutação das tecnologias digitais para a realização de pesquisas no campo da Educação e da análise em mídias digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Rosangela de Olivera Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), Docente do Departamento de Biblioteconomia (DBI) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da USP com estágio sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) com apoio financeiro CAPES (Processo: PDSE no 11155/12-4). Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Coordenadora do Laboratório de Produção, Comunicação e Memória Científica (CienLab). Pesquisa sobre Campo e Capital Científico, Comunicação e Estudos da Produção Científica e Movimento de Acesso Aberto (Open Access).

Referências

ALMEIDA, A; CORSO, A. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. XXI Congresso nacional de Educação, 2015

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, M.; Gaskell, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Editora Vozes, 2007.

DESLANDES, Suely. A construção do projeto de pesquisa. In: Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

FERRAZ, Cláudia. A etnografia digital e os fundamentos da Antropologia para estudos em redes on-line. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.12, n.35, p. 46-69, jun./set.2019.

FÓRUNS EJA BRASIL. Histórico dos Fóruns de EJA: Histórico dos Fóruns de EJA e dos Encontros Nacionais de EJA – ENEJA. Disponível em: http://forumeja.org.br/node/1191. Acesso em 08 de maio de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científico: teoria pai ciência e iniciação à pesquisa. 20.Clique aqui para inserir texto. ed. Petrópolis: Vozes, 182p., 2002.

LOSSO, A. Os sentidos da mediação na prática pedagógica da educação de jovens e adultos. Tese de doutorado. Leopoldo, RS: Universidade do vale do rio dos sinos, 2012.

MINAYO, Maria (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Delandes, Romeu Gomes. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

Paiva, Fábio Augusto Procópio. Introdução a python com aplicações de sistemas operacionais. Natal: IFRN, 2019

Ribeiro, Eduardo. Do básico ao complexo: aprendendo a programar em Python com o ChatGPT. Palmas, TO: UFT, 2023.

SAMPAIO, Rafael Cardoso. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação / Rafael Cardoso Sampaio, Diógenes Lycarião. Brasília: Enap, 2021.

Scherer-Warren, Ilse. Das mobilizações às redes de movimentos sociais. Sociedade e Estado, 21(1), 2006.

UNIVERSITY OF AMSTERDAM. Dr. B. (Bernhard) Rieder. Disponível em: https://www.uva.nl/en/profile/r/i/b.rieder/b.rieder.html?cb. Acesso em: 25 de abril de 2022.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Cenpec Educação: abril de 2021.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Algoritmo e Lógica de Programação: conceitos de Linguagens de Programação. In: Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Disciplina 800 – Eng. Química, 2008. Disponível em: https://www.dca.ufrn.br/~lmarcos/courses/DCA800/pdf/linguagens.pdf

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO YOUTUBE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ANÁLISE METODOLÓGICAETODOLÓGICA. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-21, e244806. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4806

Artigos Semelhantes

1-10 de 543

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>