APROXIMAÇÕES ENTRE LEV VIGOTSKI E GŸORGŸ LUKÁCS: POR UMA ONTOLOGIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Saulo Rodrigues Carvalho UNICENTRO/Guarapuava-PR
  • Ilena Aparecida de Oliveira UNICENTRO
  • Wanessa Nascimento UNICENTRO
  • Edinéia Golin UNICENTRO

Palavras-chave:

Ontologia do ser social, Aprendizagem, Linguagem, Pensamento, Materialismo Histórico-Dialético

Resumo

Este artigo objetiva manifestar as aproximações teóricas entre Lukács e Vigotski no que se refere à educação, apresentando alguns pontos que possam demonstrar que existe uma ontologia social da aprendizagem humana, ou seja, há uma forma própria do ser humano aprender que não é natural, mas social e que implica no desenvolvimento de alguns pressupostos (categorias anteriores à própria aprendizagem), como o Trabalho, a Consciência, a Comunicação e a Linguagem. Com base no Materialismo Histórico-dialético analisa os textos de Lukács e Vigotski, considerando como principais fontes o capítulo II da obra “Para uma ontologia do ser social II” (LUKÁCS, 2013), denominado “A reprodução” e a obra vigotskiana: “A construção do pensamento e da linguagem” (VIGOTSKI, 2001), capítulo 4 “As raízes genéticas do pensamento e da linguagem”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilena Aparecida de Oliveira, UNICENTRO

    Acadêmica de Pedagogia ,atualmente trabalho como educadora social,busco através da educação transformar vida. Residente de Pedagogia na Escola Municipal Tancredo Neves;
    Atualmente pesquiso o uso do podcast's como ferramenta pedagogica na disciplina de historia no ensino fundamental nos anos iniciais . Pesquisadora também no tema Aproximações entre Lev Vigostski e Gÿorgÿ Lukács:por uma ontologia social da aprendizagem .

Referências

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. As relações entre arte e vida em Lukács e Vigotski. Revista aSPAs, São Paulo, v. 4. n.1, p. 41-49, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/75572. Acesso em: 27 jun. 2022. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i1p41-49

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: DUARTE, Newton; SAVIANI, Dermeval. (orgs). Pedagogia Histórico-Crítica e lutas de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 37-57.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FURTADO, Vanessa; PINHEIRO, Paulo Wescley Maia. Método, Psicologia Histórico-Cultural e ontologia do ser social: Vygotski e Lukács e a leitura onto-histórica da subjetividade. In: Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 24-39, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/59392. Acesso em: 12 jul. 2022. https://doi.org/10.14393/RCS-v11n1-2021-59392

LESSA, Sérgio. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007.

LUKÁCS, Gÿorgy. Prefácio (1967). In: LUKÁCS, Gÿorgy. História de Consciência de Classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 1-50.

LUKÁCS, Gÿorgy. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudo sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas. Madri: Visor, 1995. Tomo III.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

APROXIMAÇÕES ENTRE LEV VIGOTSKI E GŸORGŸ LUKÁCS: POR UMA ONTOLOGIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-15, e244729. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4729

Artigos Semelhantes

11-20 de 316

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>