EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE THEODOR ADORNO E PAULO FREIRE

Autores

  • Glaciane Cristina Xavier Mashiba Universidade Estadual de Maringá
  • João Luiz Gasparin Universidade Estadual de Maringá-UEM

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h559

Palavras-chave:

Educação, Emancipação humana, Theodor Adorno, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo objetiva estabelecer o diálogo possível entre os escritos de Theodor Adorno e de Paulo Freire, com vistas à educação emancipatória. Para tanto, partimos do seguinte questionamento: Qual o diálogo possível entre a educação emancipatória em Adorno e Freire? A metodologia utilizada foi a   pesquisa bibliográfica, a partir do cotejamento de algumas obras de Adorno e de Freire, bem como do material produzido sobre os autores.  Conclui-se que tanto Adorno quanto Freire combatiam a sociedade capitalista de seu tempo e que ambos se posicionavam contra a alienação do homem; logo, a emancipação humana foi uma preocupação comum entre esses clássicos. A análise efetuada assinala que a educação emancipatória, em Adorno e Freire, apresenta alguns eixos fundamentais, os quais serão apresentados no decorrer do texto. A educação emancipatória tanto em Adorno como em Freire, impele o  indivíduo a movimentar-se à contrapelo da heteronomia e do pensamento tutelado impostos pela sociedade, com vistas ao processo de libertação, autonomia e conscientização. A emancipação humana, portanto, é um processo.

 

 

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE THEODOR ADORNO E PAULO FREIRE. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 213-229. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h559

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