REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO REALIZADA POR UM ALUNO COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniel Novaes Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Teoria histórico-Cultural; Autismo; Avaliação.

Resumo

Este artigo fundamenta-se na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Parte da problemática da padronização da avaliação de desenvolvimento em decorrência do diagnóstico inicial da deficiência que tem restringido o processo de escolarização desse alunado. A própria concepção de ensino, de aprendizagem e de avaliação, estruturalmente constituídos pelo sistema capitalista neoliberal têm classificado e segregados os alunos, sobretudo àqueles com autismo. A fim de tencionar as avaliações oficiais, objetiva-se problematizar a resolução de um exercício de matemática da avaliação externa “Mais Alfabetização” realizado por um aluno com autismo em colaboração com a professora regente e a estagiária. O trabalho de campo aconteceu durante o ano letivo de 2019 em uma Escola Municipal de Educação Básica, no segundo ano do Ensino Fundamental e com uma aluno de nome fictício Miguel, de oito anos e com o diagnóstico de autismo. O recorte trazido é de um exercício da avaliação oficial do Mais Alfabetização realizada pelo aluno em colaboração com a professora e a estagiária. Realizou-se o registro das situações de sala de aula mediante fotografia e diário de campo e analisou-se à luz da abordagem microgenética. Em considerações finais, elencam-se alguns indicadores de desenvolvimento do aluno com foco para as discussões de homem e função social da escola presentes na teoria histórico-cultural.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO REALIZADA POR UM ALUNO COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2022). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 260-278. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4508

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