EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

  • Luciane Batista Teixeira
  • Carla Ledi Korndörfer
  • Patrícia Cunha Gonzaga Silva
  • Janaína Alvarenga Aragão
  • Maria Fátima Guimarães Cruz
  • Márcia Percília Moura Parente
  • Antonia Marina Jesus Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Luciano Silva Figueirêdo

Palavras-chave:

Educação Científica. Mensuração. Projeto Profissional do Jovem.

Resumo

Este trabalho buscou Investigar como se constitui o ensino de Ciências na educação do campo dentro do projeto Escola Família Agrícola através dos instrumentos da Pedagogia da Alternância. A escola agrícola localiza-se no município de São Lourenço do Piauí e funciona em regime de alternância, 15 dias na escola e 15 dias na comunidade onde vivem e se inspira nos princípios norteadores da Pedagogia da Alternância. No que compreende o caminho metodológico, fizemos uso da abordagem quali-quantitativa, contando ainda com o método documental e etnográfico. Foram consultados desde materiais produzidos pelos estudantes até documentos oficiais que contribuem para o norteamento do funcionamento da EFA. Na pesquisa de campo foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma versão reduzida do Teste de Alfabetização Científica Básico-TACB a ser aplicado aos estudantes. Para os monitores, além do TACB, um formulário semiestruturado para traçar o seu perfil. A análise dos resultados revelou que dos 38 estudantes do 3º. Ano dos cursos Técnico  de Nível Médio Integrado em Agropecuária e Zootecnia, foi evidenciado que apenas 11( 28,9%) puderam ser considerados alfabetizados cientificamente, enquanto 27 (71,1%) não atingiram a quantidade mínima de acertos nos três eixos. Dos instrumentos pedagógicos observados, merece atenção em especial o Projeto Profissional Jovem- PPJ, pois um dos maiores desafios enfrentados para o estudante é o início e a conclusão do projeto no último ano. As análises realizadas nesse trabalho indicaram que os resultados dos estudantes foram insatisfatórios em relação ao Teste de Alfabetização Científica Básico Simplificado – TACB-s.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. (2022). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 201-216. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4356

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