USOS DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, GESTORES ESCOLARES E PROFESSORES:

Autores

  • Regilson Maciel Borges Universidade Federal de Lavras/Professor do Departamento de Educação
  • Karolayne Rezende de Carvalho Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Thaís Mariana de Freitas Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Eder Adriano Mendonça Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Usos das avaliações externas, Secretarias de educação, Gestores escolares, Professores

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a produção científica publicada em artigos científicos, teses, dissertações e anais de eventos sobre os usos dos resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores, buscando compreender como os/as autores/as das produções analisadas apontam que essas instâncias das redes de ensino se apropriam dos resultados dessas avaliações. Metodologicamente trata-se de um estudo bibliográfico, que foi realizado nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e no Portal Educ@ publicações online de educação da Fundação Carlos Chagas (artigos), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (teses e dissertações) e nos sites da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd) (anais de eventos), tendo como descritores de busca as palavras “avaliação externa”, “secretaria de educação/gestores/professores” e “usos dos resultados”. Os resultados do levantamento sobre os usos dos resultados da avaliação externa apontaram para 12 estudos se referiam as secretarias de educação, 8 estudos com foco na gestão escolar e 10 que tratavam dos usos pelos professores, totalizando 27 produções, considerando que 3 trabalhos se repetem nos focos analisados. A avaliação externa é centralizada e tem foco predominante o rendimento do aluno. Essas avaliações baseiam-se principalmente nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, o que acaba levando ao estreitamento curricular, que acabam também sinalizando o investimento de secretarias de educação, gestão escolar e professores em conteúdos que serão cobrados nos exames realizados pelo poder público.

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Biografia do Autor

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras/Professor do Departamento de Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Karolayne Rezende de Carvalho, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Thaís Mariana de Freitas, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Eder Adriano Mendonça, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

Borges, R. M., Rezende de Carvalho, K. ., Mariana de Freitas, T. ., & Adriano Mendonça, E. (2022). USOS DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, GESTORES ESCOLARES E PROFESSORES: . Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 16–33. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4242