“SEJÃO QUAES FOREM OS SACRIFÍCIOS, REGENER-SE A INSTRUCÇÃO”: A INSTRUÇÃO NA PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE NO RELATÓRIO DE DIOGO VELHO CALVALCANTI D’ ALBUQUERQUE (1861)

Autores

Palavras-chave:

História da educação, Parahyba do Norte. Leis e regulamentos, Diretoria da Instrução Pública

Resumo

O presente texto busca discutir a forma como a educação brasileira no Oitocentos, especialmente na Província da Parahyba do Norte, era tratada pelos governantes da Província. A análise estruturou-se a partir da crítica documental aos Relatórios do Diretor da Instrução Pública naquela Província, elaborados por Diogo Velho Cavalcanti d’ Albuquerque, encaminhados à Assembleia Provincial no ano de 1861. Como parte do trabalho do historiador, o cotejo com outras fontes possibilitou a melhor compreensão acerca das práticas educacionais do referido período, das quais destaca-se a legislação educacional em vigor no período. Para a construção deste trabalho, foi fundamental o diálogo com a bibliografia referente ao período, dentre elas podemos citar Matos (1987), Ferronato (2015) e 92012), Gondra e Schneider (2011, p.120) Faria Filho (2016).

Palavra chave: História da educação, Parahyba do Norte. Leis e regulamentos, Diretoria da Instrução Pública

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Biografia do Autor

  • Viviane Vieira Santos Matos, Universidade Tiradentes

    Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes, (UNIT) 2018/2020 ,Bolsista pelo PROCAPS/UNIT. Tem Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Universidade Tiradentes (UNIT) 2018. Possui Graduação em História pela Universidade Tiradentes (2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste (GPHEN) UNIT.

  • Ane Luise Silva Mecenas Santos, Universidade Tiradentes

    Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (2011). Especialista em Ciências da Religião e possui graduação em História Bacharelado (2010) e em História Licenciatura (2005) pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente, realiza o pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes ? UNIT , como bolsita PNPD-CAPES. Pesquisadora associada aos seguintes grupos de pesquisa: Jesuítas nas Américas, Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX) e ao Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Atualmente é sócio - THE RENAISSANCE SOCIETY OF AMERICA. Desenvolve pesquisas no campo da História dos Intelectuais.

Referências

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

“SEJÃO QUAES FOREM OS SACRIFÍCIOS, REGENER-SE A INSTRUCÇÃO”: A INSTRUÇÃO NA PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE NO RELATÓRIO DE DIOGO VELHO CALVALCANTI D’ ALBUQUERQUE (1861). (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 163-172. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2939

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