A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MUDANÇA NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • TEREZA DE JESUS FERREIRA SCHEIDE UNOESTE
  • IRMES MARY MORENO ROQUE MATTARA UNOESTE
  • SILMARA SANTADE MASIERO UNOESTE

Palavras-chave:

formação continuada, prática pedagógica, formação de professores.

Resumo

O trabalho se propõe analisar um estudo exploratório desenvolvido no segundo semestre de 2007, pelos Mestrandos em Educação da UNOESTE SP, como trabalho de final de curso. O objetivo da investigação foi verificar como os professores da rede pública se relacionam com o seu processo de formação e de que forma eles utilizam na prática o conhecimento adquirido. Após leituras e discussões orientadas surgiu em sala de aula o questionamento: como as ações de formação continuada se concretizam na prática? A partir daí elaborou-se em conjunto tanto o projeto como os instrumentos para coleta de dados. O estudo desenvolvido sob a ótica da pesquisa qualitativa abrangeu escolas das regiões: Oeste do Estado de São Paulo, Noroeste do Paraná e Leste do Estado Mato Grosso do Sul. Foram entrevistados docentes com características em comum: todos ministram aulas na rede pública estadual e freqüentaram recentemente cursos de educação continuada. Os dados permitiram observar que a faixa etária dos entrevistados ficou entre 29 a 52 anos. Observou-se que consideram a formação inicial é insuficiente para o exercício da docência. A maioria concorda que a participação nos cursos de educação continuada melhora a sua prática pedagógica. Considerou também, oportuna e rica a troca de experiência com seus pares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • TEREZA DE JESUS FERREIRA SCHEIDE, UNOESTE
    Mestre em Educação- Área de Concentração: Planejamento e Avaliação de Ensino. UFSCAR -SP. Doutora em Educação - Área de Concentração: Didática. USP -SP. Docente Aposentada do Departamento de Educação da FCT- UNESP Campus de Presidente Prudente. SP. Docente do Mestrado em Educação -UNOESTE -SP
  • IRMES MARY MORENO ROQUE MATTARA, UNOESTE
    Docente do Ensino Fundamental. Bolsista da Secrtetaria da Educação do Estado de São Paulo. Mestranda do PPGE- UNOESTE - SP
  • SILMARA SANTADE MASIERO, UNOESTE
    Docente do Ensino Fundamental. Bolsista da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mestranda do PPGE- UNOESTE - SP

Downloads

Publicado

2009-08-28

Como Citar

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MUDANÇA NA PRÁTICA DOCENTE. (2009). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(1), 69-74. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/249

Artigos Semelhantes

1-10 de 537

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)