A ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS NECESSIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Suzanna Neves Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Formação Inicial, Licenciatura em Pedagogia, Projeto Pedagógico do Curso, Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho integra a pesquisa de mestrado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O delineamento do trabalho aqui apresentado parte da seguinte questão: A formação docente está articulada às necessidades de atuação profissional da Educação Básica, particularmente à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental? Ancorada em abordagem qualitativa, recorre à pesquisa bibliográfica e documental, analisando autores da área e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí. A análise inicial da grade curricular demonstra que a formação de professores da licenciatura selecionada prioriza os conteúdos voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental em detrimento dos demais níveis/modalidades de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suzanna Neves Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração em Educação, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade Universitária de Paranaíba), pesquisando a temática currículo e formação de professores, com ênfase nas políticas públicas educacionais. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas aos Alunos de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PIBAP/UEMS).
  • Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores? (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional, qualidade da educação, formação de professores, valorização profissional, PNE, CONAE e educação de tempo integral.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

A ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÀS NECESSIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 01-10. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2121

Artigos Semelhantes

1-10 de 447

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.