ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA CRECHE EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO

Autores

  • Ariadne de Sousa Evangelista Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Organização do espaço educacional, Educação Infantil, Ambiente escolar, Psicopedagogia

Resumo

Este texto apresenta resultados finais do trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia intitulado “O espaço na educação infantil: análise para a qualificação”. O objetivo principal é analisar a organização do espaço de duas salas de educação infantil, observando se sua qualidade atende às necessidades da criança pequena, considerando seu desenvolvimento integral. A pesquisa se utiliza de uma abordagem qualitativa, envolvendo discussões sobre psicopedagogia, espaço, ambiente, com ênfase na educação infantil. O campo de investigação é uma sala de maternal I e II de período parcial e uma sala de maternal II de período integral, de instituição pública de Presidente Prudente, situada no interior do Estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados é a análise documental e a observação do espaço, sem presença de crianças, com registro escrito e fotográfico. As conclusões apontaram que a estrutura física tem atendido a algumas expectativas apresentadas nos documentos legais e pesquisas da área, principalmente no que se refere à salubridade. Constata-se, porém, no que se refere ao arranjo espacial, que, mesmo diante de tantos estudos que incentivam o uso de cantos de aprendizagem, favorecendo a autonomia e outros beneficios, na prática, muito pouco tem se alterado. Assim, para que haja uma mudança significativa, é preciso um trabalho multidisciplinar, incluindo pedagogos, arquitetos, psicopedagogos etc.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ariadne de Sousa Evangelista, Universidade Estadual Paulista - UNESP
    Mestre em Educação e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), professora da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e Tutora do curso de Pedagogia Semi-presencial da Universidade Anhanguera - Pólo de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA CRECHE EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 26-37. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1685

Artigos Semelhantes

1-10 de 366

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.