A CRIANÇA E SEU ESPAÇO: UMA LEITURA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR E OS IDEAIS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Tammy Yoshisato Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP
  • Arlete Maria Francisco Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP

Palavras-chave:

arquitetura escolar, história da educação brasileira, espaço lúdico, criança, aprendizado

Resumo

O primeiro contato que a criança tem com o mundo externo é através da escola, pois é, no ambiente escolar, que são criadas as primeiras relações sociais e adquiridos os primeiros conhecimentos científicos. E não é somente a proposta pedagógica que irá proporcionar, à criança, o aprendizado, o espaço onde ela está inserida também tem uma grande influência, possibilitando novas experiências. Este trabalho objetiva estudar a relação entre ideais políticos e pedagógicos e as tipologias arquitetônicas escolares, desde a República aos dias atuais. A metodologia parte da pesquisa histórica sobre os ideais educacionais, a partir da bibliografia disponível, e faz uma leitura das plantas dos edifícios escolares, por meio da leitura gráfica. Conclui-se que o espaço escolar evoluiu desde o século XIX, porém, a atenção com a ludicidade do espaço voltado para a criança ainda não alcançou uma solução que incremente a qualidade do ensino nas escolas públicas do Brasil.

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

A CRIANÇA E SEU ESPAÇO: UMA LEITURA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR E OS IDEAIS PEDAGÓGICOS. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 01-10. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1216

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