RECONSTRUÇÃO 3D DE OSSOS A PARTIR DE IMAGENS DE RAIO-X
Palavras-chave:
Reconstrução 3D, Raio-X, Modelagem tridimensional de ossosResumo
Este trabalho apresenta uma metodologia para a construção de um modelo tridimensional do osso inferior da perna (tíbia) de um ser humano, a partir de imagens de Raio-X. A metodologia adotada para se obter o objeto 3D é deformar o modelo até corresponder às imagens de Raios-X (frontal e laterais esquerda e direita) da tíbia. Foram utilizados os seguintes algoritmos para segmentação das imagens de Raio-X e modelagem tridimensional: Canny, Border Following, Free Form Deformation (FFD) e o algoritmo de deformação desenvolvido neste trabalho. O aplicativo de visualização definido e implementado mostra a imagem tridimensional do osso da tíbia resultante da deformação do objeto 3D. Os resultados dos experimentos demostram a possibilidade de representar o osso humano real obtido a partir de imagens de Raio-X em um modelo 3D, porém, uma grande dificuldade para essa atividade foi a quantidade de imagens disponíveis para o projeto.Downloads
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Publicado
2013-11-22
Como Citar
Almeida, P. C. G. de, Silva, F. A. da, Pazoti, M. A., Pereira, D. R., & Artero, A. O. (2013). RECONSTRUÇÃO 3D DE OSSOS A PARTIR DE IMAGENS DE RAIO-X. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 5(2), 87–108. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/945
Edição
Seção
Artigos Originais