UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO IOS PARA MONITORAR PESSOAS DE TERCEIRA IDADE NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Autores

  • Márcio Rodrigues Lima UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Ana Paula Domeneghetti Parizoto Fabrin UNOESTE
  • Mário Augosto Pazoti UNOESTE
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior UNOESTE

Palavras-chave:

iOS, Terceira idade, Atividade física, Smartphone, Objective-C, iPhone

Resumo

O crescimento da população idosa mundial nos dias de hoje representa um importante indicativo da longevidade. O processo de envelhecimento está atrelado às perdas importantes em inúmeras capacidades físicas, as quais levam a diminuição da capacidade funcional e da independência dos idosos. Em trabalhos encontrados na literatura, é possível observar que essas alterações, põem em risco a qualidade de vida dessas pessoas, por limitar a sua capacidade para realizar, com vigor, as suas atividades do cotidiano e colocar em maior vulnerabilidade a sua saúde. A prática de exercícios físicos contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, influenciando, tanto em sua saúde como em suas capacidades funcionais. Entretanto, os exercícios físicos podem apresentar algumas limitações, devido às modificações fisiológicas impostas com o processo de envelhecimento. Foi desenvolvido, neste trabalho, um aplicativo para proporcionar um recurso às pessoas de terceira idade, para que elas possam se exercitar de forma segura com algum controle sobre o que está acontecendo durante essa prática. Esse recurso também se mostra um grande atrativo para essas pessoas, fazendo um bom uso da tecnologia voltada à saúde, promovendo além da segurança, fácil monitoramento fisiológico durante a prática de atividades físicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO IOS PARA MONITORAR PESSOAS DE TERCEIRA IDADE NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS. (2013). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 5(2), 12-29. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/938

Artigos Semelhantes

1-10 de 117

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>