URBANISMO TÁTICO: ESTUDO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENTORNO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MURTINHO DA CIDADE DE DOURADOS-MS

Autores

  • Giovana da Silva Olazar Universidade Federal da Grande Dourados UFGD
  • Daniele Araujo Altran Fundação Universidade Federal da Grande Dourados
  • Raphael Soares Erbes Fundação Universidade Federal da Grande Dourados
  • Andreza Mangueira da Silva Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Controle de Tráfego, Mobilidade Urbana, Segurança no Trânsito, escolas municipais.

Resumo

O urbanismo foi criado para se preocupar com o planejamento urbano devido ao crescimento populacional exponencial, posteriormente, o urbanismo tático surgiu baseando-se em mudanças de curto prazo e baixo custo que trazem de imediato uma reestruturação do espaço. A Escola Municipal Joaquim Murtinho foi escolhida como local de estudo para possíveis aplicações do urbanismo tático em Dourados-MS, com o objetivo de analisar seu entorno e propor um projeto de intervenção local. Como metodologia, foi utilizado o método observacional, o processo de contagem volumétrica normatizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT, 2006) e a coleta de dados sobre o tráfego escolar por parte de órgãos municipais. Então, elaborou-se um projeto de intervenção no entorno escolar contemplando algumas impermanências estudadas e em concordância com a realidade local, se pautando na implantação de minipraças, alargamento das calçadas e pinturas na calçada que podem ser feitas pelos alunos como forma de criar vínculos entre o espaço e a criança. A proposta baseou-se nas leis municipais de uso e ocupação do solo e acessibilidade, nos manuais brasileiros de sinalização e na normativa referente à sinalização do piso tátil.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

URBANISMO TÁTICO: ESTUDO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENTORNO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MURTINHO DA CIDADE DE DOURADOS-MS. (2024). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 15(1), e234762. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4762

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