PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Bruno Macie Ricce FIPP
  • Cristiani Aparecida Maciel Ricce
  • Robson Augusto Siscoutto

Palavras-chave:

Educação, Realidade Virtual, Ensino da Língua Portuguesa

Resumo

Com a evolução das tecnologias da informação tem se discutido sobre o seu uso no ensino escolar, porém poucos projetos foram, de fato, implementados, por serem de difícil implementação e entendimento tanto para o aluno quanto para o professor. Elas estão difundidas nas novas gerações e a tendência é aumentar, uma vez que, o seu uso, diretamente, está relacionado ao dia a dia dos estudantes. Entretanto, o ambiente estudantil ainda utiliza métodos tradicionais de ensino, não condizentes com a realidade do aluno, gerando conflitos que podem atrapalhar a aprendizagem. Diante disso, este trabalho apresenta uma ferramenta de realidade virtual que disponibiliza ambientes virtuais tridimensionais interativos com o intuito de auxiliar o ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental brasileiro da disciplina de Língua Portuguesa. Os ambientes virtuais foram avaliados, pelos pesquisadores do projeto, por meio de um questionário de usabilidade específico para este tipo de ambiente, obtendo média final de 4,93 de 5,0, sendo considerado apto para uso, no futuro, em salas de aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, Elisabeth Cristina Ecker. A TIC - Tecnologia da Informação e comunicação na educação. Revista Belas Artes, Ano 7, n.19, 32p., 2015; Disponível em: <https://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/7/a-tic-tecnologia-da-informacao-e-comunicacao-na-educacao.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2019

BRAGA, M. Realidade virtual e educação. 2001. 6 f. Disponível em: <http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/realidadevirtual-5155c805d3801.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2019

BROOKE, J.; SUS: A “quick and dirty” usability scale. Usability Eval. Ind. 189., 1995. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/228593520_SUS_A_quick_and_dirty_usability_scale>. Acesso em: 06 dez. 2021

CURRÍCULOPAULISTA; Currículo Paulista. São Paulo: Seduc SP, 2019. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf>. Acesso em: 15 set. 2020.

DINIS, F. M.; GUIMARÃES, A.S.; CARVALHO, B.R. AND MARTINS, J.P.; "Virtual and augmented reality game-based applications to civil engineering education," 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2017, pp. 1683-1688, doi: 10.1109/EDUCON.2017.7943075.

FORTE, C.E. AND KIRNER, C. Usando realidade aumentada no desenvolvimento de ferramentas para aprendizagem de física e matemática. In: 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA 2009, Santos - SP. Anais do 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Santos - SP: Unisanta. v. 1. p. 1-6.

FRADE, B. V.; GONDIM, P. H. C. C. AND SOUSA, P. M.; "The Use of Virtual Reality as the Object of Mathematics Learning," 2015 XVII Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2015, pp. 137-141, doi: 10.1109/SVR.2015.27.

KAMIŃSKA, D; SAPIŃSKI, T.; AITKEN, N.; DELLA ROCCA, A.; BARAŃSKA, M. AND WIETSMA, R., "Virtual reality as a tool in mechatronics education," 2017 18th International Symposium on Electromagnetic Fields in Mechatronics, Electrical and Electronic Engineering (ISEF) Book of Abstracts, 2017, pp. 1-2, doi: 10.1109/ISEF.2017.8090721.

KITCHENHAM B., BRERETON OP., BUDGEN D., TURNER M., BAILEY J., LINKMAN S.; Systematic literature reviews in software engineering - a systematic literature review. Inf. Softw. Technol., Butterworth-Heinemann, Newton, MA, USA, v. 51, n. 1, p. 7–15, jan. 2009. ISSN 0950-5849. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009>. Acesso em: 02 mar. 2021. DOI: 10.1016/j.infsof.2008.09.009.

LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996; Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>; Acesso em: 30 ago. 2019.

LIKERT, R.; A Technique for the Measurement of Attitudes, no. No 136-165 in A Technique for the Measurement of Attitudes, publisher not identified, 1932. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=9rotAAAAYAAJ; Acessado em Novembro de 2020.

MARTINS, V.F.; GUIMARÃES, M.P. Desafios para o uso de realidade virtual e aumentada de maneira efetiva no ensino. 10 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2002. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/desafie/article/view/2780/2433>. Acesso em: 8 set. 2019.

PEREIRA, A.R. e PERUZZA, A.P.P.M. Tecnologia de realidade virtual aplicada à educação PréEscolar. 2002. 7 f. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/200/186>. Acesso em: 14 set. 2019.

PISA; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 (Programme for International Student Assessment) [recurso eletrônico]. –Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. 185 p. : il. ISBN 978-65-5801-039-5. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf>; Acessado em Setembro de 2021.

RODELLO, I. A.; SAKAI, R. K.; MANOEL, E.F.; Um ambiente virtual para auxiliar o ensino de química em escolas de ensino fundamental. 2002. 8 f. TCC (Graduação) - Curso de Nao Sei, Fim, Marília, 2002. Disponível em: <http://rodello.fearp.usp.br/VRLabQuim/artigos/rodellowie2002.pdf>. Acesso em: 16 set. 2019.

RUSU, C., MUÑOZ, R., RONCAGLIOLO, S., RUDLOFF, S., RUSU, V., FIGUEROA, A.; Usability heuristics for virtual worlds. The Third International Conference on Advances in Future Internet (AFIN 2011), , n. c, p. 16–19, 2011.

SUTCLIFFE, A., GAULT, B.; Heuristic evaluation of virtual reality applications. Interacting with Computers, v. 16, n. 4, p. 831–849, 2004.

SUTCLIFFE, A. G., KAUR, K. D.; Evaluating the usability of virtual reality user interfaces, Behaviour & Information Technology, 19:6, 415-426, 2000; DOI: 10.1080/014492900750052679

UNESCO. Sustainable development begins with education: how education can contribute to the proposed post-2015 goals; 24p; Catalog Number 0000230508; 2014. Disponível em: <https://sdgs.un.org/sites/default/files/publications/2275sdbeginswitheducation.pdf>. Acessado em outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL. (2022). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 13(4), 99-112. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4305

Artigos Semelhantes

1-10 de 353

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)