ENUMERABILIDADE DO CONJUNTO DOS NÚMEROS ALGÉBRICOS

Autores

  • Fernanda Loureiro Honorio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Fernando Pereira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Palavras-chave:

números algébricos, enumerabilidade, conjuntos

Resumo

Através dos estudos da Teoria de Conjuntos tem-se que a cardinalidade dos conjuntos infinitos é classificada de acordo com a enumerabilidade dos mesmos, tornando assim notável a importância do tema. Sendo assim será abordado, neste trabalho, a enumerabilidade do Conjunto dos Números Algébricos, através de estudos que foram realizados como parte do projeto de iniciação cientifica vinculado as atividades do grupo PET Conexões de Saberes Matemática da UFMS, Campus de Três Lagoas. Serão apresentados os conceitos necessários para o estudo do Conjunto dos Números Algébricos, expondo suas definições e propriedades, juntamente com exemplos e demonstrações de seus teoremas. Este trabalho além visar o aprofundamento dos estudos sobre o tema, objetiva também, na apresentação do mesmo, uma forma de tornar mais acessível sua compreensão. Dessa forma, encontra-se nos resultados dessa pesquisa a exposição de conceitos básicos sobre a enumerabilidade de conjuntos, que facilitam o entendimento das demonstrações mais complexas das proposições que se seguem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BIAZZI, R. N. Polinômios Irredutíveis: Critérios e Aplicações. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. p. 51.

GONÇASVES, M. B.; GONÇALVES, D. Elementos da Análise. 2ª ed. Florianópolis, 2012. p. 11-18.

PIO, S. G. Números Transcendentes e a Classificação de Mahler com ênfase nos U-números. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador. p. 3-9.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Artigo Científico Original

Como Citar

ENUMERABILIDADE DO CONJUNTO DOS NÚMEROS ALGÉBRICOS. (2021). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 12(3), 71-77. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/3826

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.