EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores

  • Christian Luz Pelissari de Oliveira
  • Elias de Oliveira Boaventura
  • Richard Mariano de Souza Silva
  • Alessandra de Souza Aguiar Silva
  • Carla Danieli da Silva Conceição
  • Natalia Silvéria Medeiros
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe

Palavras-chave:

História da Matemática, Resolução Geométrica de Equações, Equações Quadráticas, Programa de Educação Tutorial.

Resumo

O presente artigo é resultado de um trabalho de pesquisa de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática no âmbito do Programa de Educação Tutorial. O objetivo é explorar aspectos da História da Matemática relacionados à resolução geométrica de equações quadráticas, buscando subsídios históricos para complementar o ensino deste tópico nas aulas de Matemática do Ensino Básico, tornando-o mais concreto e interessante para os alunos. O trabalho foi desenvolvido em grupo através de pesquisa bibliográfica e estudo teórico, incluindo seminários, exercícios e interpretações geométricas. Foi explorado o método babilônico, bem como a solução geométrica apresentada pelo árabe Al-Khwarizmi. Concluímos que a abordagem histórica é importante como elemento motivacional e de apoio para o aprendizado, em lugar de basear o ensino em fórmulas prontas e sem significado para o aluno.

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Publicado

2016-03-28

Como Citar

Pelissari de Oliveira, C. L., de Oliveira Boaventura, E., Mariano de Souza Silva, R., de Souza Aguiar Silva, A., Danieli da Silva Conceição, C., Silvéria Medeiros, N., & Brunilda Opazo Uribe, E. (2016). EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES GEOMÉTRICAS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(4), 11–19. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1459

Edição

Seção

Artigos Originais

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