PROGRAMA PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS E ESPECTROS ASTRONÔMICOS DO TIPO FITS

Autores

  • Felipe Gonçalves de Toledo
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti
  • Leandro Luiz de Almeida
  • Robson Augusto Siscoutto
  • Danillo Roberto Pereira

Palavras-chave:

Imagens astronômicas, FITS, espectros

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para manipular imagens e espectros astronômicos do tipo FITS, formato comumente usado na astronomia. É gerada uma imagem colorida dos objetos no espaço (estrelas, galáxias, nebulosas, etc.) com o conceito de falsa cor, a partir de três imagens em tons de cinza capturadas com diferentes filtros de comprimento de onda, e realiza breves análises do espectro eletromagnético para se obter algumas informações, como a composição e o movimento do objeto observado. O software foi desenvolvido na linguagem Java com o auxílio de bibliotecas para a manipulação das imagens, gráficos e do arquivo FITS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Gonçalves de Toledo, F., Silva, F. A. da, Augusto Pazoti, M., Luiz de Almeida, L., Augusto Siscoutto, R., & Pereira, D. R. (2015). PROGRAMA PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS E ESPECTROS ASTRONÔMICOS DO TIPO FITS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(1), 91–105. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1304

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>