DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ALGUNS EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA LABORAL UTILIZANDO O SENSOR DE MOVIMENTO KINECT

Autores

  • Marco Antônio da Silva Ribeiro
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Daniela Tereza Ascêncio Russi
  • Mário Augusto Pazoti
  • Leandro Luiz de Almeida
  • Danillo Roberto Pereira

Palavras-chave:

Kinect, Ginástica Laboral, Atividades

Resumo

Comumente funcionários apresentam algum desconforto físico ocasionado devido ao sedentarismo ou devido à atividade desempenhada com movimentos repetitivos. O propósito deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que facilite, de maneira monitorada, funcionários a realizar exercícios de ginástica laboral para prevenirem riscos de lesões. A ideia é que funcionários possam definir seus próprios horários para a prática da ginástica laboral, inclusive realizar os exercícios em sua própria residência, sendo os resultados armazenados para consulta posteriormente. O sistema serve como ferramenta de apoio para que o educador físico consiga acompanhar um maior número de funcionários. Para saber se o movimento foi feito de maneira correta, o sistema utiliza uma comparação de ângulos relacionados aos movimentos das juntas do corpo humano comparando com os ângulos de um movimento pré-definido. Nem todos os exercícios são possíveis de serem acompanhados pelo sistema devido às limitações do sensor Kinect.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ALGUNS EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA LABORAL UTILIZANDO O SENSOR DE MOVIMENTO KINECT. (2015). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(1), 46-61. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1303

Artigos Semelhantes

1-10 de 25

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>