DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO PARA APOIO AO ENSINO DE COMPUTAÇÃO E ROBÓTICA

Autores

  • Rafael de Oliveira Maia UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti UNOESTE
  • Leandro Luiz Almeida Universidade do Oeste Paulista
  • Danillo Roberto Pereira UNOESTE

Palavras-chave:

Robótica, Arduino, Raspberry PI, Python

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento de um dispositivo alternativo como elemento motivador ao aprendizado de computação e robótica utilizando as placas Raspberry PI e Arduino. São apresentadas as ligações de todo o hardware utilizado para a construção do dispositivo, denominado de Betabot, e também são relatadas as tecnologias utilizadas para a sua programação. Foi desenvolvido um ambiente para a escrita de programas a serem executados no Betabot. Com esse ambiente é possível escrever programas na linguagem de programação Python, utilizando bibliotecas com funções específicas para o dispositivo. Com o Betabot pode-se, por meio do uso de uma webcam e utilizando processamento de imagens, procurar por padrões como rostos, círculos, quadrados e cores. O dispositivo também possui funções para movimentar servos e motores, e capturar valores retornados por alguns tipos de sensores conectados às portas de comunicação. A partir da idealização deste trabalho, foi possível desenvolver um dispositivo fácil de ser manipulado e programado, que pode ser utilizado como apoio ao ensino de computação e robótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Luiz Almeida, Universidade do Oeste Paulista

Graduação em Ciência da Computação; Mestrado em Ciências Cartográficas (Aquisição, Processamento e Análise de Imagens Digitais); Doutorando em Engenharia Elétrica (Visão Computacional).

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Maia, R. de O., Silva, F. A. da, Pazoti, M. A., Almeida, L. L., & Pereira, D. R. (2014). DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO PARA APOIO AO ENSINO DE COMPUTAÇÃO E ROBÓTICA. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 6(2), 71–85. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1091

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>