PHYLLOCHRON VARIABILITY AND CUTTING MANAGEMENT PRACTICES ON THE AGRONOMIC POTENTIAL OF SORGHUM (Sorghum bicolor (L.) Moench)

Autores

Palavras-chave:

acúmulo de biomassa, matéria-seca, performance da área foliar, emergência de folhas, Sorghum bicolor (L.) Moench

Resumo

O filocrono é um parâmetro indispensável associado ao potencial de produção do sorgo. Nesse sentido, práticas de manejo aplicadas diretamente na cultura do sorgo, como a técnica de cortes, proporcionam a capacidade das plantas de rebrotar e restabelecer o desempenho do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas a partir do estímulo do crescimento da área fotossinteticamente ativa. Apropriadamente, o objetivo deste estudo foi avaliar as alterações no filocrono e na taxa de emissão foliar expressas pela implementação do manejo de corte em plantas de sorgo a partir de sementes de alta e de baixa qualidade. O estudo foi realizado na área experimental e didática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Ibirubá, Rio Grande do Sul, Brasil. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os tratamentos foram plantas provenientes de sementes de qualidade superior (SQS) e inferior (SQI) e duas safras (2015/16 e 2016/17) com oito repetições. O filocrono médio (°C dia folha-1), altura (cm), diâmetro do caule principal (cm), número de nós, massa seca (kg ha-1) e número de perfilhos foram avaliados como estratégia para verificar o desempenho de cada tratamento. Além disso, dados meteorológicos obtidos de uma estação automática foram necessários para calcular o filocrono e a evapotranspiração (ETc). Finalmente, este estudo indicou que o diâmetro do caule e perfilhos está diretamente associado ao acúmulo de massa seca da cultura, com base nos resultados de produtividade de biomassa. Além disso, foi demonstrado que plantas de sorgo forrageiro derivadas de SQS apresentaram maior capacidade de acumular fotoassimilados, estimulando a produção de massa seca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego de Oliveira Camera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduado em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá (2020). Mestrando (2020/1) no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Recursos Genéticos, Biotecnologia e Melhoramento Vegetal. Possui experiência em pesquisa com sementes de soja, trigo, aveia preta e branca, sorgo forrageiro e milheto, rotação de culturas e fontes de nutrientes, ministrou cursos de curta duração baseados em análise da qualidade de sementes e participou de apresentações orais e dias de campo.

  • Marcos Paulo Ludwig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá

    Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul, Mestre e Doutor em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Sementes, Manejo e Práticas Culturais e Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade fisiológica de sementes e o desempenho das culturas, tratamento de sementes, manejo de culturas e pós-colheita de grãos e sementes. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ? IFRS ? Campus Ibirubá, respondeu pela Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária de 2011-2012, Produção de Grãos 2012-2013, Coordenação de Extensão 2013-2015, Coordenador do Curso de Agronomia de fevereiro de 2016 a janeiro de 2021.

  • Juliano Dalcin Martins, Universidade Federal de Santa Maria

    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Mestre em Engenharia Agrícola - UFSM (2010). Doutor em Engenharia Agrícola - UFSM (2013), com período de doutorado Sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Possui graduação no Programa Especial de Graduação para a formação de professores para a educação profissional pela UFSM. Foi pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) na área de Irrigação e Drenagem. Foi Docente do Instituto Federal Rio Grande do Sul, (IFRS campus Ibirubá). Atualmente exerce função de Professor da UFSM, na disciplina de Irrigação e Drenagem. Tem experiência na área de engenharia agrícola e solos, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da água em sistemas agrícolas, necessidades hídricas das culturas e irrigação deficitária.

  • Jardel Henrique Kirchner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Possui experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia.

  • Maicon Sérgio Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), UFSM. Atualmente, é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em nível de Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), UFSM. Membro do Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) e realiza pesquisa em parceria com o Laboratório Biotec Factory. Durante o mestrado, atuou nos seguintes temas: reutilização de biomassas agrícolas e adoção e potencialização de tecnologias limpas para a obtenção de compostos de interesse em bioprodutos agrícolas para a produção de biocombustíveis. Durante o doutorado, está atuando em temáticas relacionadas à prospecção de microrganismos e desenvolvimento de bioinseticida para o controle de lagartas nas culturas da soja e do algodão. É membro de projetos inovadores de ciência e tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e de projetos universais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro de corpo editorial de periódicos internacionais de alto fator de impacto e revisor de periódicos nacionais e internacionais ligados à agricultura e sustentabilidade.

  • Bruna de Villa, Universidade Federal de Santa Maria

    Cursa Doutorado em Engenharia Agrícola-PPGEA-Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, na linha de Pesquisa de Engenharia de Água e Solo. É acadêmica do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional-PEG, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura-PPGEA - UNIOESTE/Cascavel, na linha de pesquisa de Biomassa e culturas energéticas, específico na área de Física do solo. Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE (2018). Com experiência na área de Engenharia Agrícola, onde foi monitora em Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas (2016). Trabalha com solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto do uso de espécies de cobertura na estrutura de Latossolo Argiloso com reflexos no rendimento de grão de soja, Impacto do uso de Sistemas de Manejo e de Rotação de culturas na Estrutura de um Latossolo Argiloso Sob Sistema Plantio Direto, Eficácia de Sistemas de Manejo e de espécies de cobertura na redução das perdas de água e solo e na melhoria da qualidade de um Latossolo Argiloso. Fez estágio no Laboratório de Física do Solo-LAFIS na Unioeste/Cascavel. Realizou trabalho voluntário para fins e aprimoramento e conhecimento em solos no Laboratório de Física do Solo-LAFIS na Unioeste/Cascavel, onde desenvolveu atividades juntamente com o Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, com enfase em atividades de coleta de amostras deformadas e indeformadas do solo, determinação de densidade e espaço poroso do solo, análise granulométrica, condutividade hidráulica do solo saturado bem como no auxilio na implantação e condução de projetos de pesquisa (17/02/2014 a 15/08/2014 e 03/08/2015 a 30/12/2016). Participou de duas Iniciações cientificas com enfase em solos (2015 e 2017). Participa do Grupo de Pesquisa "Manejo da Água em Sistemas Agrícolas" (2022) da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration - guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO Irrigation and Drainage paper 56, 1998.

ALMODARES, A.; HOTJATABADY, R.H.; MIRNIAM, E. Effects of drought stress on biomass and carbohydrate contents of two sweet sorghum cultivars. J Environ Biol, v.34, p.585–589, 2013. https://doi.org/10.3389/fpls.2017.01516

BARROS, B.G. F.; FREITAS, A.D.S.; TABOSA, J.N.; LYRA, M.C.C.P.; MERGULHÃO, A.C.E.S.; SILVA, A.F.; OLIVEIRA, W.S.; FERNANDES-JÚNIOR, P.I.; SAMPAIO, E.V.S.B. Biological nitrogen fixation in field-grown sorghum under different edaphoclimatic conditions is confirmed by N isotopic signatures. Nutr Cycling Agroecosyst, v.117, n.1, p.93–101, 2020. https://doi.org/10.1007/s10705-020-10051-3

BATISTA, V.A.P.; VIEIRA, H.D.; PIRES, J.I.C.; ACHA, A.J. Sorghum seed coating with zinc: physiological quality and initial performance of plants. Acta Sci Agron, v.44, p.1–10, 2022. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v44i1.53803

CAPSTAFF, N.M.; MILLER, A.J. Improving the yield and nutritional quality of forage crops. Front Plant Sci, v.9, p.1–18, 2018. https://doi.org/10.3389/fpls.2018.00535

CATTANI, M.; GUZZO, N.; MANTOVANI, R.; BAILONI, L. Effects of total replacement of corn silage with sorghum silage on milk yield, composition, and quality. J Anim Sci Biotechnol, v.8, n.1, p.1–8, 2017. https://doi.org/10.1186/s40104-017-0146-8

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. 2015. https://www.conab.gov.br/info­agro/safras/graos/boletim­da­safra­de­graos/item/download/1285_c51f13d80988783040dbc03c273dce5d

COSTA, C.J.; MENEGHELLO, G.E.; JORGE, M.H.A.; COSTA, E. The importance of physiological quality of seeds for agriculture. Colloq Agrar, v.17, n.4, p.102–119, 2021

CRUSCIOL, C.A.C.; ARF, O.; SORATTO, R.P.; MACHADO, J.R. Influence of water levels and mineral fertilization on nutrition and yield of upland rice. Rev Bras Cienc Solo, v.27, p.647–654, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-06832003000400009

EICHLER, V.; SERAPHIN, E.S.; PORTES, T.A.; ROSA, B.; ARAÚJO, L.A.; SANTOS, G. Produção de massa seca, número de perfilhos e área foliar do capim-mombaça cultivado em diferentes níveis de nitrogênio e fósforo. Cienc Anim Bras, v.9, n.3, p.617–626, 2008

FIGUEREDO, A. Informativo sementes Agroceres: tombamento de plantas em milho – safrinha, 2019. http://www.sementesagroceres.com.br/pages/ManuaisTecnicos.aspx

FILHO, I.A.P.; CRUZ, J.C.; FILHO, M.R.A. Cultivo do milheto, Plantio, 2010. http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/milheto_1_ed/plantio.htm

FINCH-SAVAGE, W.E.; BASSEL, G.W. Seed vigour and crop establishment: extending performance beyond adaptation. J Exp Bot, v.67, n.3, p.567–591, 2016. https://doi.org/10.1093/jxb/erv490

FORTANELI, R.S.; SANTOS, H.P.; FORTANELI, R.S. Forrageiras para integração lavoura-pecuária-floresta na região sul-brasileira. Brasília: Embrapa, 2012.

GETACHEW, G.; PUTNAM, D.; DE BEN, C; PETERS, E. Potential of sorghum as an alternative to corn forage. Am J Plant Sci, v.7, n.7, p.1106–1121, 2016. https://doi.org/10.4236/ajps.2016.77106

GREENWOOD, P.L. Review: An overview of beef production from pasture and feedlot globally, as demand for beef and the need for sustainable practices increase. Animal, v.15, p.100295, 2021. https://doi.org/10.1016/j.animal.2021.100295

HÖFS, A.; SCHUCH, L.O.B.; PESKE, S.T.; BARROS, A.C.S.A. Rice seed physiological quality and seeding rate upon grain yield and industrial quality. Rev Bras Sementes, v.26, n.2, p.54–62, 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-31222004000200008

JARDIM AMORIM, D.; SANTOS, A.R.P.; PIEDAE, G.N.; FARIA, R.Q.; SILVA, E.A.A.; SARTORI, M.M.P. The use of the generalized linear model to assess the speed and uniformity of germination of corn and soybean seeds. Agronomy, v.11, n.3, p.1–16, 2021. https://doi.org/10.3390/agronomy11030588

KIM, H.K.; OOSTEROM, E.V.; DINGKUHN, M.; LUGUET, D.; HAMMER, G. Regulation of tillering in sorghum: environmental effects. Ann Bot, v.106, p.57–67, 2010. https://doi.org/10.1093/aob/mcq079

LADO, J.; MUTHOMI, J.W. Genetic variability, heritability, genetic advance and trait associations in selected sorghum (Sorghum bicolor L. Moench) accessions in Ethiopia. J Biol Agric Healthcare, 2020. https://doi.org/10.7176/JBAH/10-12-01

LI, R.; CHEN, L.; WU, Y.; ZHANG, R.; BASKIN, C.C.; BASKIN, J.M.; HU, X. Effects of cultivar and maternal environment on seed quality in Vicia sativa. Front Plant Sci, v.8, p.1–9, 2017. https://doi.org/10.3389/fpls.2017.01411

LIMA, L.O.B.; PIRES, A.A.; MOURA, M.M.A.; RODRIGUES, J.A.S.; TOLENTINO, D.C.; VIANA, M.C.M. Agronomic traits and nutritional value of forage sorghum genotypes. Acta Sci Anim Sci, v.39, n.1, p.7–12, 2017. https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v39i1.32356

LUDWIG, M.P. SCHUCH, L.O.B.; FILHO, O.A.L.; AVELAR, S.A.G.; MIELEZRSKI, F.; OLIVEIRA, S.; CRIZEL, R.L. Desempenho de sementes e plantas de milho híbrido originadas de lotes de sementes com alta e baixa qualidade fisiológica. Rev Bras Milho Sorgo, v.8, n.1, p.83–92, 2009. https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n01p%25p

MAGALHÃES, P.C.; DURÃES, F.O.M.; RODRIGUES, J.A.S. Cultivo do sorgo, Ecofisiologia. Brasília: Embrapa, 2008.

MAUAD, M.; CRUSCIOL, C.A.C.; FILHO, H.G. Produção de massa seca e nutrição de cultivares de arroz de terras altas sob condições de déficit hídrico e adubação silicatada. Semin Cienc Agrar, v.32, n.3, p.939–948, 2011. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p939

MENDONÇA, H.F.C.; CALVETE, E.O.; NIENOW, A.A.; COSTA, R.C.; ZERBIELLI, L.; BONAFÉ, M. Estimativa do filocrono de morangueiro em sistemas consorciado e solteiro em ambientes protegidos. Rev Bras Fruticultura, v.34, n.1, p.15–23, 2012

MONTEIRO, J.E.B.A.; VIANELLO, R.L.; ANDRÉ, R.G.B.; COELHO, S.C.B.; AQUINO, M.C.T. de; FORTES, L.T.G.; NOGUEIRA, M.B.; ANDRADE, R.C.M. Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INMET, 2009

PANOZZO, L.E.; SCHUCH, L.O.B.; PESKE, S.T.; MIELEZRSKI, F.; PESKE, F.B. Comportamento de plantas de soja originadas de sementes de diferentes níveis de qualidade fisiológica. Rev FZVA, v.16, n.1, p.32–41, 2009

PARIZI, A.R.C.; ROBAINA, A.D.; GOMES, A.C.S.; SOARES, F.C.; RAMÃO, C.J.; PEITER, M.X.; CALEGARO, L. Efeito de diferentes estratégias de irrigação suplementar sobre a produção de grãos e seus componentes na cultura do milho. Irriga, v.14, n.3, p.254–267, 2009. https://doi.org/10.15809/irriga.2009v14n3p254-267

PERAZZO, A.F.; SANTOS, E.M.; PINHO, R.M.A.; CAMPOS, F.S.; RAMOS, J.P.F.; AQUINO, M.M.; SILVA, T.C.; BEZERRA, H.F.C. Agronomic characteristics and rain use efficiency of sorghum genotypes in semiarid. Cienc Rural, v.43, n.10, p.1771–1776, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-84782013001000007

PERRIER, L.; ROUAN, L.; JAFFUEL, S.; CLÉMENT-VIDAL, A.; ROQUES, S.; SOUTIRAS, A.; BAPTISTE, C.; BASTIANELLI, D.; FABRE, D.; DUBOIS, C.; POT, D.; LUQUET, D. Plasticity of sorghum stem biomass accumulation in response to water deficit: a multiscale analysis from internode tissue to plant level. Front Plant Sci, v.8, n.1516, 2017. https://doi.org/10.3389/fpls.2017.01516

RANE, J.; SINGH, A.K.; KUMAR, M.; BORAIAH, K.M.; MEENA, K.K.; PRADHAN, A.; PRASAD, P.V.V. The adaptation and tolerance of major cereals and legumes to important abiotic stresses. Int J Mol Sci, v.22, n.23, 2021. https://doi.org/10.3390/ijms222312970

ROCATELI, A.C.; RAPER, R.L.; BALKCOM, K.S.; ARRIAGA, F.J.; BRANSBY, D.I. Biomass sorghum production and components under different irrigation/tillage systems for the southeastern U.S. Ind Crops Prod, v.36, n.1, p.589–598, 2012. https://doi.org/10.1016/j.indcrop.2011.11.007

ROSA, H.T.; WALVER, L.C.; STRECK, N.A.; ALBERTO, C.N. Thermal time methods and sowing dates in phyllochron determination in wheat cultivars. Pesq Agropec Bras, v.44, n.11, p.1374–1382, 2009. https://doi.org/10.1590/S0100-204X2009001100002

SANTOS, H.G.; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C.; OLIVEIRA, V.A.; LUMBRELAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A.; FILHO, J.C.A.; OLIVEIRA, J.B.; CUNHA, T.J.F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: Embrapa, 2018.

SAHA, D.; CHOYAL, D.; MISHRA, U.N.; DEY, P.; BOSE, B.; MD, P.; GUPTA, N.K.; MEHTA, B.K.; KUMAR, P.; PANDEY, S.; CHAUHAN, J.; SINGHAL, R.K. Drought stress responses and inducing tolerance by seed priming approach in plants. Plant Stress, v.4, p.100066, 2022. https://doi.org/10.1016/j.stress.2022.100066

SCHEEREN, B.R.; PESKE, S.T.; SCHUCH, L.O.B.; BARROS, A.C.A. Physiological quality of soybean seeds and productivity. Rev Bras Sementes, v.32, n.3, 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-31222010000300004

SCHUCH, L.O.; KOLCHINSKI, E.M.; FINATO, J.A. Seed physiological quality and individual plants performance in soybean. Rev Bras Sementes, v.31, n.1, p.144–149, 2009. https://doi.org/10.1590/S0101-31222009000100016

SINGH, R.S.; JOSHI, N.L.; SINGH, H.P. Pearl millet phenology and growth in relation to thermal time under arid environment. J Agron Crop Sci, v.180, p.83-91, 1998. https://doi.org/10.1111/j.1439-037X.1998.tb00375.x

THORNTHWAITE, C.W.; MATHER, J.R. The water balance. Publications in Climatology. New Jersey: Drexel Institute of Technology, 1955.

TORRES, R.R.; ROBAINA, A.D.; PEITER, M.X.; BEN, L.H.B.; MEZZOMO, W.; KIRCHNER, J.H.; PEREIRA, T.S.; BUSKE, T.C.; VIVAN, G.A.; GIRARDI, L.B. Economic of the irrigated production of forage millet. Semin Cienc Agrar, v.40, n.2, p.623–638, 2019. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2019v40n2p623

TOSTA, X.M.; RODRIGUES, R.C.; SILVA, I.R.; TEIXEIRA, M.C.; STAINY, S.C.S.; MIRANDA, B.E.C.; DUTRA, J.A.C. Agronomic characteristics of sorghum varieties fertilized with poultry litter doses and the nutritional value of the silages. Braz J Develop, v.7, n.5, p.47505–47517, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29652

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

PHYLLOCHRON VARIABILITY AND CUTTING MANAGEMENT PRACTICES ON THE AGRONOMIC POTENTIAL OF SORGHUM (Sorghum bicolor (L.) Moench). (2023). Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 19(1), 86-104. https://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/4516

Artigos Semelhantes

1-10 de 526

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)