DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE CRESPA PRODUZIDAS EM HIDROPONIA A PARTIR DE MUDAS PRODUZIDAS EM FLOATING E ESPUMA FENÓLICA.

Autores

  • Ronan Gualberto UIMAR
  • Gabriela Lara Leite Alcalde UNIMAR
  • Carolina Lembe Silva UNIMAR

Palavras-chave:

ambiente protegido, cultivo sem solo, Lactuca sativa L., rendimento, sistemas de cultivo.

Resumo

Objetivando-se avaliar o desempenho de cultivares de alface crespa produzidas em hidroponia a partir de mudas produzidas em floating e espuma fenólica, realizou-se um experimento em casa de vegetação, na Fazenda Experimental da Universidade de Marília-SP. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2, com cinco repetições, cujos fatores corresponderam respectivamente, a dois sistemas de cultivo para a produção de mudas (floating e espuma fenólica) e duas cultivares de alface crespa (Jullie e TPC). Foram avaliadas as características massa fresca e seca da parte aérea, número de folhas por planta e comprimento do caule. Ocorreram diferenças significativas entre cultivares para todos os caracteres avaliados. Diferença estatística significativa entre sistemas de cultivos foi observada somente para o comprimento de caule. A interação cultivar x sistemas de cultivos não foi significativa para nenhum dos caracteres avaliados. No número de folhas por planta a cultivar TPC foi superior a “Jullie” independente do sistema de cultivo. Já para o comprimento de caule, constatou-se que as duas cultivares apresentaram valores superiores no sistema floating em relação à espuma fenólica e que a cultivar Jullie apresentou comprimento de caule maior que a “TPC” na espuma fenólica. Esses valores mais altos são indesejáveis, uma vez que são responsáveis pelo pendoamento precoce na alface. Para a massa seca da parte aérea verificou-se que a cultivar Jullie foi superior a “TPC” na espuma fenólica, porém não ocorreu diferença entre elas no sistema floating. Conclui-se que nas condições em que foi conduzido o experimento que a cultivar Jullie apresentou maior massa fresca da parte aérea do que a cultivar TPC e que no número de folhas a “TPC” se destacou em relação à “Jullie” e que os sistemas de cultivos não influenciaram no rendimento das cultivares.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ronan Gualberto, UIMAR
    Prof. Dr. Eng. Agronômica - Ciências Agrárias - Horticultura
  • Gabriela Lara Leite Alcalde, UNIMAR
    Discente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Marília
  • Carolina Lembe Silva, UNIMAR
    Discente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Marília

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE CRESPA PRODUZIDAS EM HIDROPONIA A PARTIR DE MUDAS PRODUZIDAS EM FLOATING E ESPUMA FENÓLICA. (2018). Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 14(1), 147-152. https://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2100