EFEITOS DOS EXERCÍCIOS AQUÁTICOS NA OSTEOARTRITE DO QUADRIL OU JOELHO: REVISÃO

Autores

  • Maria Rita Masselli UNESP
  • Ângela Kazue Morita UNESP
  • Célia Aparecida Stellutti Pachioni UNESP
  • Dalva Minonroze Albuquerque Ferreira UNESP

Palavras-chave:

osteoartrite do joelho, osteoartrite do quadril, hidroterapia, reabilitação, terapia por exercício.

Resumo

A osteoartrite (OA) de joelho e quadril é uma doença articular degenerativa comum que afeta o indivíduo em múltiplas dimensões: do nível orgânico até o social. A doença está associada com dor e rigidez articular, deformidade e progressiva perda da função. Esta revisão teve por objetivo reunir informações a respeito dos benefícios proporcionados pela atividade física realizada no meio aquático, especialmente nos casos em que a ação da gravidade gera dificuldade e dor para a realização dos exercícios. Foram realizadas pesquisas nas seguintes bases de dados eletrônicas com acesso online: Ibecs, Lilacs, Medline, Pubmed e Scielo e incluídos ensaios clínicos randomizados, utilizando o cruzamento entre os descritores: osteoartrite do joelho, osteoartrite do quadril, hidroterapia, reabilitação e terapia por exercício, nos idiomas inglês, espanhol e português, referentes ao período de 2001 a 2011. Foram selecionados dez estudos sendo que em seis comparou-se os efeitos dos exercícios realizados no solo com os realizados na água em portadores de OA. O grupo de exercícios aquáticos apresentou-se superior quanto à redução da dor, à adesão ao tratamento e à redução da proporção de gordura corporal. O grupo de exercícios realizados no solo apresentou melhores resultados para os ganhos da força muscular e nível de satisfação. A hidroterapia proporcionou diversos benefícios para indivíduos com OA de quadril e/ou joelho e a redução da dor foi o seu principal efeito terapêutico, além de ser uma atividade bem aceita, beneficiando os indivíduos com diferentes graus de OA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Masselli, UNESP

Docente do Departamento de Fisioterapia, atua nas áreas de Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia.

Ângela Kazue Morita, UNESP

Aluna do Curso de Especialização em Fisioterapia da FCT/UNESP.

Célia Aparecida Stellutti Pachioni, UNESP

Docente do Departamento de Fisioterapia, atua nas áreas de Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Disfunções Posturais.

Dalva Minonroze Albuquerque Ferreira, UNESP

Docente do Departamento de Fisioterapia, atua nas áreas de Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Massoterapia.

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Masselli, M. R., Morita, Ângela K., Pachioni, C. A. S., & Ferreira, D. M. A. (2013). EFEITOS DOS EXERCÍCIOS AQUÁTICOS NA OSTEOARTRITE DO QUADRIL OU JOELHO: REVISÃO. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 4(1), 53-61. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/747

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##