AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Bruno de Maria Serra Unoeste
  • Carlos Alberto Alvini Franzini Junior Unoeste
  • Estela Vidotto de Oliveira Unoeste
  • Maria Tereza Artero Prado Unesp
  • Francis Lopes Pacagnelli Unoeste
  • Renata Calciolari Rossi e Silva Unoeste
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani Unoeste

Palavras-chave:

fisioterapia, motor, deficiência, desenvolvimento, cegueira

Resumo

Atualmente no Brasil estima-se que pelo menos 38 milhões de pessoas sejam deficientes visuais (DV) e a Organização Mundial da Saúde estima que em um futuro próximo este número aumente. Esta deficiência pode ocasionar alterações nas atividades de vida diárias das crianças, podendo ser responsável por um possível atraso no desenvolvimento psicomotor das mesmas. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças institucionalizadas com DV. Para isso, foi feito um grupo experimental (GE) com 6 crianças com DV (média de idade cronológica de 6±0,894 anos) e um controle (GC) composto por 9 sem DV (média de idade cronológica de 8,11±1,763 anos), respectivamente frequentadores da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos e Lar Santa Filomena ambos situados na cidade de Presidente Prudente/SP. Todos foram avaliados por testes psicomotores pela na Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca. A análise dos resultados foi descritiva e analítica submetida ao teste “t” de Student seguido do teste de Mann-whitney e adotando-se p<0,05 como nível mínimo de significância. Os dados encontrados demonstraram que o GE apresentou pontuação inferior ao do GC em todas as áreas avaliadas evidenciando um atraso psicomotor. Conclui-se que as crianças com DV, tem atraso considerável em seu desenvolvimento psicomotor em relação às crianças videntes, principalmente, nas áreas de equilíbrio e praxia fina e que estas devem ser estimuladas o mais precocemente possível, para que esse atraso motor seja minimizado ou instinto das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Maria Serra, Unoeste

Acadêmico de Fisioterapia do curso da Unoeste

Carlos Alberto Alvini Franzini Junior, Unoeste

Acadêmico de Fisioterapia do curso da Unoeste

Estela Vidotto de Oliveira, Unoeste

Acadêmico de Fisioterapia do curso da Unoeste

Maria Tereza Artero Prado, Unesp

Fisioterapeuta formada na Unoeste e Pós graduanda na Unesp e Faculdade de Medicina do ABC

Francis Lopes Pacagnelli, Unoeste

Doutora e Docente do curso de Fisioterapia da Unoeste

Renata Calciolari Rossi e Silva, Unoeste

Doutora e Docente do curso de Fisioterapia da Unoeste

Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Unoeste

Mestra e Docente do curso de Fisioterapia da Unoeste

Publicado

2014-07-28

Como Citar

Serra, B. de M., Franzini Junior, C. A. A., Oliveira, E. V. de, Prado, M. T. A., Pacagnelli, F. L., Silva, R. C. R. e, & Fernani, D. C. G. L. (2014). AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 5(1), 01-08. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/738

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>