AVALIAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E HEPÁTICO DE RATOS WISTAR ALIMENTADOS COM DIETA HIPERCALÓRICA E SUPLEMENTADOS COM BIXINA

  • Patrícia Ferreira da Silva UNOESTE
  • Leandro Lopes Haidamus UNOESTE
  • Wanderson Luís de Carvalho UNESP
Palavras-chave: bixina, carotenoide, dislipidemias, histopatologia, lipídios, fígado

Resumo

A dieta hipercalórica é uma importante indutora de dislipidemias, que pode provocar danos à saúde, especialmente ao fígado. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de testar a bixina, um carotenoide presente nas sementes do Urucum (Bixa orellana L.), verificando os seus eventuais efeitos sob o metabolismo lipídico e hepático em ratos machos Wistar suplementados com adição de gordura vegetal hidrogenada. Foram utilizados 15 animais, divididos aleatoriamente nos grupos controle (GC), grupo hipercalórico (GH) e grupo hipercalórico com adição de bixina (GH+B) com cinco animais cada, recebendo alimentação ad libtum pelo período de 25 dias. A dieta com bixina promoveu manutenção do peso, diminuição dos níveis da enzima ALT, diminuição dos níveis de triglicerídeos e aumento de HDL-c. Ainda, a histopatologia hepática evidenciou diminuição da degeneração gordurosa, infiltrado inflamatório e lesão celular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira da Silva, UNOESTE
Biomédica pela Universidade do Oeste Paulista e pós-graduanda em Vigilância Epidemiológica em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz.
Leandro Lopes Haidamus, UNOESTE
Docente da Universidade do Oeste Paulista: Departamento de Ciências Funcionais- Bioquímica.
Wanderson Luís de Carvalho, UNESP
Assistente de Suporte Acadêmico II da Universidade Estadual Paulista, Campus de Dracena: Curso de Zootecnia - Bromatologia.
Publicado
2018-08-23
Como Citar
Ferreira da Silva, P., Lopes Haidamus, L., & de Carvalho, W. L. (2018). AVALIAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E HEPÁTICO DE RATOS WISTAR ALIMENTADOS COM DIETA HIPERCALÓRICA E SUPLEMENTADOS COM BIXINA. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(2), 13-23. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/2054
Seção
Artigos Originais

Outros artigos do(s) mesmo(s) autor(es)