ANÁLISE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Greice Sueli Gassen Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Leyde Daiane de Peder Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Claudinei Mesquita da Silva Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, análise microbiológica, segurança alimentar, vendedor ambulante, coliformes

Resumo

O caldo de cana é uma bebida de baixo custo e de sabor agradável, além de ter grande aceitação pelo consumidor. No entanto, a maioria dos vendedores ambulantes que comercializa esse alimento não possui condições higiênico-sanitárias adequadas para garantir um produto com qualidade, tornando o mesmo uma possível fonte de transmissão de doenças. Tendo isso em vista, o objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade microbiológica de amostras de caldo de cana comercializadas No município de Cascavel - Paraná. Para tanto, realizou-se a determinação de coliformes totais e coliformes termotolerantes de 30 amostras de vendedores ambulantes localizados em diversos pontos da cidade. Destas, 20 (66,6%) apresentaram crescimento bacteriano (presença de coliforme termotolerantes) acima dos padrões legais vigentes para a comercialização da bebida, o que faz com que o caldo de cana comercializado pela maioria dos comerciantes que atuam no município de Cascavel – PR seja considerado inadequado para o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Sueli Gassen, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Leyde Daiane de Peder, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Docente Mestre do Curso de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz, atua na área de Análises Clínicas, Farmácia de dispensação e Saúde Coletiva. Doutoranda Universidade Estadual de Maringá.

Claudinei Mesquita da Silva, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Docente Mestre do Curso de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz, atua na área de Análises Clínicas e Química. Doutorando Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Gassen, G. S., Peder, L. D. de, & Silva, C. M. da. (2018). ANÁLISE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 9(3), 07–12. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1528

Edição

Seção

Artigos Originais