FAST HUG: UMA FERRAMENTA PARA FARMÁCIA CLÍNICA NA ATENÇÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE CRÍTICO

  • NAYARA APARECIDA MAIOLI HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
  • ALINE FERNANDA DOS SANTOS FERRARI SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PRESIDENTE PRUDENTE
  • TATIANE DOMINGOS DOS SANTOS HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
  • HERNANI CESAR BARBOSA SANTOS UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Palavras-chave: Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Cuidados Críticos, Segurança do Paciente, Protocolos Clínicos.

Resumo

FAST HUG é um cheklist composto por sete itens essenciais na prescrição médica diária em pacientes hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), permitindo a identificação de problemas relacionados com medicamentos nessas unidades, e que busca garantir uma assistência segura, eficiente e eficaz para os pacientes. O objetivo da discussão é elucidar as vantagens da utilização do FAST HUG por farmacêuticos clínicos na assistência à saúde e segurança de pacientes críticos. Na literatura analisada, observou-se que o FAST HUG permite identificar e prevenir erros de medicação, promover a segurança do paciente, evitar problemas decorrentes dos cuidados e maximizar o tratamento intensivo, além de ressaltar a importância do cuidado farmacêutico na prática clínica. A utilização do FAST HUG garante uma assistência efetiva e segurança do paciente. Muito embora ainda haja dificuldades para a formação específica do farmacêutico clínico intensivista, podem-se verificar diversas oportunidades de ação do farmacêutico clínico na UTI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NAYARA APARECIDA MAIOLI, HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM TERAPIA INTENSIVA ÁREA: FARMÁCIA
ALINE FERNANDA DOS SANTOS FERRARI, SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PRESIDENTE PRUDENTE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA HOSPITALAR
TATIANE DOMINGOS DOS SANTOS, HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA HOSPITALAR
HERNANI CESAR BARBOSA SANTOS, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
Publicado
2018-08-23
Como Citar
MAIOLI, N., DOS SANTOS FERRARI, A., DOMINGOS DOS SANTOS, T., & BARBOSA SANTOS, H. (2018). FAST HUG: UMA FERRAMENTA PARA FARMÁCIA CLÍNICA NA ATENÇÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE CRÍTICO. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(2), 59-64. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1525