A PERÍCIA MÉDICA NA LITERATURA CIENTÍFICA

Autores

  • Gisele Alborghetti Nai Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Fernando Cézar Cardoso Maia Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Prova pericial, revisão, medicina legal, previdência social, justiça social

Resumo

Perícia médica é o conjunto de procedimentos médicos e técnicos que tem como finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da Justiça. O médico perito, além de ser competente, deve evitar conclusões intuitivas e precipitadas. Para tanto, são necessárias formação continuada e atualização. Este artigo apresenta o levantamento de toda produção científica sobre perícia médica publicada até janeiro de 2014. Os dados foram coletados do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com pesquisa nas seguintes bases de dados: MEDLINE, IBECS, LILACS, Biblioteca Cochrane e Scielo, e do Portal EBSCO (MEDLINE complete). Os principais tópicos abordados pelas publicações científicas referem-se à medicina legal, médicos legistas, prova pericial, exames médicos e saúde do trabalhador. O principal aspecto clínico abordado foi diagnóstico, exceto para saúde do trabalhador, que foi etiologia. O artigo mais antigo sobre o tema foi publicado na literatura internacional em 1890 e na literatura brasileira em 1914. A maioria das publicações ocorreu nos últimos cinco anos. O uso de descritores em inglês mostrou recuperar muito mais estudos sobre o tema do que os descritores em português. A escolha do portal de busca também é um fator que interferiu no número de artigos encontrados. As publicações científicas ainda estão muito voltadas para perícia médica associada à medicina legal e comparada a outras especialidades médicas há poucos estudos publicados nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Alborghetti Nai, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora, Professora do Departamento de Patologia da da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Médica patologista, responsável técnica pelo Laboratório de Anatomia Patológica da UNOESTE.

Fernando Cézar Cardoso Maia, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Especialista, Médico perito e do trabalho, professor do Curso de Especialização em Perícias Médicas e Medicina Legal e do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (FMPP) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil.

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Nai, G. A., & Maia, F. C. C. (2016). A PERÍCIA MÉDICA NA LITERATURA CIENTÍFICA. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 7(2), 40-56. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1059

Edição

Seção

Revisão

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##