SOFTWARES MAIS UTILIZADOS NA FOTOGRAMETRIA PARA AVALIAÇÃO DA POSTURA CORPORAL NOS ESTUDOS E NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS

Autores

  • José Nunes da Silva Filho Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCC-UGF/RJ)
  • Max Vanderson Cezar Da Costa Universidade Gama Filho
  • Aline da Costa Aprigio Universidade Gama Filho
  • José Roberto de Maio Godoi Filho UNIR/RO
  • Robson Alex Ferreira Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Palavras-chave:

Fotogrametria, Software, Postura, Doenças da Coluna Vertebral, Equipamentos de Medição

Resumo

O método de avaliação postural mais utilizado atualmente entre os estudos brasileiros vem sendo a fotogrametria, que é a combinação de imagem digitalizada com alguns softwares que tornam o método predominantemente quantitativo. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar quais os softwares foram mais utilizados atualmente nos estudos experimentais publicados por pesquisadores e periódicos brasileiros que envolveram avaliação postural através do método fotogrametria. A presente pesquisa é uma revisão sistemática da literatura que seguiu as recomendações PRISMA. Os termos chave foram escolhidos através dos Descritores de Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH), encontrando na língua portuguesa: Fotogrametria; Software; Postura; Doenças da Coluna Vertebral; Equipamentos de Medição, e na língua inglesa: Photogrammetry; Software; Posture; Spinal Diseases; Measurement Equipment. Os termos foram inseridos nos sites de buscas, separados pelo operador booleano “AND” nas bases de dados nacionais e internacionais: SciELO; PUBMED, e no site de busca Google Scholar (G.S) na tentativa de resgatar publicações que não estivem indexadas nas bases supracitadas. Em virtude de atingir o objetivo principal da pesquisa, selecionaram-se apenas estudos de autores e periódicos nacionais publicados entre o ano de 2013 a Abr/2014. Foram contemplados para análise 11 artigos, que apresentaram 5 tipos de softwares diferentes em suas avaliações e, o software mais encontrado foi o SAPO® (n=6), seguido do Corel Draw® (n=2), Proturograma® (n=1), APADIO (n=1), e APAS (n=1). Conclui-se que o software mais utilizado nos estudos brasileiros atualmente na avaliação postural através do método fotogrametria foi o “Software Para Avaliação Postural (SAPO®)”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nunes da Silva Filho, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCC-UGF/RJ)

Aluno de Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE-UGF); Pós Graduado em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício (UGF/SP - 2013); Pós Graduado em Psicopedagogia Clínico-Institucional (ESAB/ES - 2011); Graduado em Educação Física (ESEFAP/Tupã-SP - 2009) recebendo "Mérito Acadêmico" com o Título de Melhor Desempenho acadêmico da 37ª Turma de Educação Física. Sou membro do Grupo de Pesquisa: Biomecânica do Movimento Humano (UGF/RJ) com as linhas de pesquisa a) Biomecânica do equilíbrio e postura; b) Ergonomia e qualidade de vida na empresa. Experiência profissional em Treinamento Resistido na Saúde, doença e na Estética. Ministro Cursos e Palestras sobre 1) Atividade Física e saúde; 2) Exercício Físico para Correção Postural; 3) Treinamento de Força para Hipertrofia e/ou Emagrecimento; 4) Treinamento de Força para Grupos Especiais: Crianças, Mulheres, Idosos, Cardiopatas, etc. (24.01.2014).

Max Vanderson Cezar Da Costa, Universidade Gama Filho

Mestrando em Ciência do Exercício e do Esporte pela Universidade Gama Filho. Membro do grupo de pesquisa: Biomecânica do movimento (UGF/RJ)

Aline da Costa Aprigio, Universidade Gama Filho

Graduação em andamento em Enfermagem. Universidade Gama Filho

José Roberto de Maio Godoi Filho, UNIR/RO

Atualmente é professor assistente II da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Robson Alex Ferreira, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Professor efetivo da Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Silva Filho, J. N. da, Da Costa, M. V. C., Aprigio, A. da C., Godoi Filho, J. R. de M., & Ferreira, R. A. (2015). SOFTWARES MAIS UTILIZADOS NA FOTOGRAMETRIA PARA AVALIAÇÃO DA POSTURA CORPORAL NOS ESTUDOS E NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 6(1), 34-42. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1039