ECONOMIA COLABORATIVA E CONSUMO COMPARTILHADO: CORPORAÇÕES E PLATAFORMAS DIGITAIS MOLDANDO UMA NOVA ECONOMIA EM UM MUNDO CONECTADO EM REDES.

Autores

  • marcos medeiros de souza Unoeste

Palavras-chave:

economia colaborativa; economia de compartilhamento; consumo compartilhado; plataformas digitais; corporações digitais.

Resumo

Atualmente os termos economia colaborativa e consumo compartilhado têm sido utilizados para denominar a etapa atual de uma evolução da economia e da sociedade que está apontando para novas formas de se fazer negócios e é delineada em parte pelas tecnologias digitais. Uma sociedade global e coletiva, organizada economicamente em plataformas digitais, está surgindo no mundo online. Condutas associativas, teorias sociais e economia convergindo para dar contorno a novos modelos de mercados e de consumo. O objetivo geral desse artigo é investigar como a digitalização da sociedade está dando forma a uma nova economia, e em termos específicos, (a) o surgimento do consumo colaborativo, (b) a convergência entre redes sociais, informatização das empresas e economia, (c) características e modelos de negócios e (d) as novas corporações digitais. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou a pesquisa bibliográfica para coletar dados e delinear um quadro teórico sobre o tema. A investigação mostrou que há uma mudança cultural nos hábitos de consumo em um momento que ocorre uma excepcional confluência entre tecnologias digitais e desenvolvimento cultural que torna possível o surgimento de uma nova economia colaborativa organizada em redes de consumo compartilhado.  Compartilhamento sempre dependeu de uma rede, e atualmente nós temos uma que está redefinindo seu propósito, significado e possibilidades: a Internet. De muitas maneiras, pode-se ver o surgimento da Economia Compartilhada como o ápice de um processo natural da tendência rumo à “corporação digital”, à terceirização e à inovação aberta e a permeabilidade dos limites das empresas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Dossiê: Existe Nova economia?

Como Citar

ECONOMIA COLABORATIVA E CONSUMO COMPARTILHADO: CORPORAÇÕES E PLATAFORMAS DIGITAIS MOLDANDO UMA NOVA ECONOMIA EM UM MUNDO CONECTADO EM REDES. (2019). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 3(1), 14-23. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/2893

Artigos Semelhantes

1-10 de 155

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >>