DIRETRIZES PARA GERENCIAMENTO DOS REQUISITOS DO CLIENTE E AGREGAÇÃO DE VALOR AO PROCESSO DE PROJETO

  • Bruna Alessandra Gaffuri Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • José Carlos Rehme Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Stéphanie Ferrari Teixeira

Resumo

A busca pela agregação de valor tem aumentado no setor da construção civil nas últimas décadas. No entanto, dificuldades como capturar os requisitos do cliente, controlar o fluxo de informações e otimizar as fases de desenvolvimento de projeto ainda impedem que o processo obtenha maior valor agregado. Este trabalho tem por objetivo propor um conjunto de padrões para o gerenciamento destas etapas. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso em um pequeno escritório de arquitetura em Arapongas – PR, através do mapeamento do processo de projeto. Com o levantamento das ações positivas e defasagens da atual gestão, os processos da microempresa foram modelados através de um software organizacional, e as informações obtidas, contrastadas com referenciais teóricos. Este estudo possibilitou um conjunto final de diretrizes para reduzir erros de gestão e de sequência de atividades a um nível mínimo.

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Publicado
2018-12-12
Como Citar
Alessandra Gaffuri, B., Carlos Rehme, J., & Ferrari Teixeira, S. (2018). DIRETRIZES PARA GERENCIAMENTO DOS REQUISITOS DO CLIENTE E AGREGAÇÃO DE VALOR AO PROCESSO DE PROJETO. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 2(1), 39-44. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/2620