ENGAJAMENTO E A ÉTICA PRESENTES EM GRUPOS E PÁGINAS SOBRE RADIOLOGIA NA MÍDIA SOCIAL FACEBOOK: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

  • Marcelo Salvador Celestino Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
  • Matheus Alvarez Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu.
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
Palavras-chave: ética, tecnologia, Radiologia.

Resumo

A mídia social Facebook pode ser vista, na atualidade, como um importante canal de expressão e comunicação em diferentes setores da sociedade. No âmbito da Saúde, é comum e recorrente o compartilhamento de imagens e pedidos médicos, ou postagens que possam transpassar o limiar da ética profissional, podendo acarretar impactos negativos para estudantes e profissionais como um todo. Este trabalho realiza uma análise crítica e reflexiva acerca do engajamento e interações entre os estudantes e profissionais – Técnicos e Tecnólogos em Radiologia –, por meio da seleção e análise retrospectiva de 39 postagens em páginas e grupos no site do Facebook, com o tema ‘Radiologia’; a coleta de dados ocorreu no período de setembro a dezembro de 2017. Criou-se um sistema de classificação do teor das postagens em seis tipos diferentes, dentre os quais foram encontrados: satírico (41,03%), processos patológicos (30,77%), solicitação de exames (12,82%), radiografias inusitadas (7,69%), literal (5,13%) e incitação (2,56%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Salvador Celestino, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
Mestrando em Mídia e Tecnologia pela FAAC/UNESP, Pós-graduações lato sensu em Docência do Ensino Superior, Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde (FAVENI), Diagnóstico por Imagem (FMU) e MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing (UCAM). Graduado em Tecnologia em Radiologia (FMU).
Matheus Alvarez, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu.
Bacharel em Física Médica, Especialista em Física do Radiodiagnóstico pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), com Mestrado e Doutorado em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Botucatu.
Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
Profª Adjª, Livre Docente em Representação Gráfica. Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Desenho e graduada em Processamento de Dados pela UNESP.
Publicado
2019-10-16
Como Citar
Celestino, M. S., Alvarez, M., & Valente, V. C. P. N. (2019). ENGAJAMENTO E A ÉTICA PRESENTES EM GRUPOS E PÁGINAS SOBRE RADIOLOGIA NA MÍDIA SOCIAL FACEBOOK: UMA ANÁLISE REFLEXIVA. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 3(2), 1-14. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/2439