DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS E O TRABALHO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Pedro Henrique de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Ana Claudia Fernandes Terence Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Trabalho do administrador, Estrutura, Estratégia, Administrador público.

Resumo

O estudo das organizações e do trabalho do administrador é relevante nos dias atuais, ao passo que necessitam de um aprimoramento e entendimento contínuo. Porém, nota-se que há poucos estudos sobre a estrutura organizacional e o trabalho do administrador no setor público. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar o papel do administrador público por meio dos processos administrativos e das atividades de gestão, com ênfase na estrutura e nas estratégias desenvolvidas. Como metodologia, adotou-se o estudo de caso na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Engenharia de Tupã/SP, em que os dados foram coletados a partir de observação livre (3 meses imerso), entrevistas e análise de documentos. Como resultados destacam-se, primeiramente, que há necessidade de uma comunicação formal e efetiva entre as áreas administrativas, que têm as suas funções específicas e são formalizadas no organograma. Outrossim, que o processo de planejamento é realizado de cima para baixo e que há maior participação da coordenadoria executiva e de docentes do que de servidores técnico-administrativos e discentes, dado o sistema de representação dos colegiados. Aponta-se também que, embora o planejamento estratégico seja formal e resulte em um plano tático e operacional formalizado, a organização executa as suas atividades a partir de demandas de curto e médio prazo, fruto de ações emergentes que não acompanham o plano estabelecido. Portanto apesar de existirem diversos processos não mapeados, os administrativos da unidade seguem um fluxo lógico e padronizado de ações para atingirem o seu objetivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique de Oliveira, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Administração Pública pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCLAr/UNESP). É mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Fez parte do Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa (GEOPE). Faz parte do grupo de pesquisa Integração das Estratégias de Recursos Humanos e de Produção. Possui experiência em organizações públicas e privadas com atuação nos temas de gestão estratégica e inovação. Também possui vivência internacional durante intercâmbio estudantil com bolsa no México.
  • Ana Claudia Fernandes Terence, Universidade Estadual Paulista - UNESP
    Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP), especialização em Administração Mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atualmente é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara(FCLAr/UNESP). Tem experiência na área de Administração e atua, principalmente, nos seguintes temas: Gestão de Pequenas Empresas, Estratégia, Marketing e Comunicação Pública.
  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
    Professor Titular do Departamento de Administração da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)Pesquisador do GPublic - Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas Doutorando em Administração de Organizações (FEA/RP - USP)Mestre em Administração de Organizações (FEA/RP - USP)Graduado em Administração Pública (UNESP)

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS E O TRABALHO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. (2018). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 2(1), 21-33. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/2041

Artigos Semelhantes

1-10 de 83

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)