AVALIAÇÃO ECONÔMICA PARA INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO NA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA – UNOESTE, EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP.

  • Jonathan William Neves Costa
  • Naama Cristina dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade. Energia Renovável. Sistemas Fotovoltaicos.

Resumo

A utilização de recursos minerais e combustíveis fosseis como, carvão mineral e petróleo para geração de energia ainda é elevada, ocasionando danos permanentes ao ecossistema. Com o intuito de reverter à situação o uso fontes de energia renovável vem se intensificando em nível global. O ensaio elaborado analisou o custo para implantação de painéis fotovoltaicos na geração de energia em uma instituição privada. Os objetivos trabalhados no projeto estavam voltados em analisar, por meio do uso das técnicas do período para retorno do investimento (payback), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VLP) aspectos financeiros e analisar os potenciais benefícios provenientes do uso de painéis. A metodologia trabalhada foi à abordagem qualiquantitativa com caráter exploratório, tendo como apoio a pesquisa bibliográfica, aplicando-se o contexto em um estudo de caso na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo. Os resultados asseveram uma produção de energia limpa, sem agressão ao meio ambiente e com redução da emissão de gases poluidores, fortalecendo as práticas voltada a gestão sustentável e, promovendo o uso de políticas ligadas à responsabilidade socioambiental. Devido ao longo período de vida útil dos equipamentos, as placas se mostram viáveis visto que a amortização do valor inicial investido ocorre em poucos anos. Conclui-se a existência de viabilidade econômica, com a adoção de um sistema solar para geração de energia, propiciando impactos benéficos para a própria instituição, seus colaboradores, alunos e a comunidade a qual está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-09-18
Como Citar
Costa, J. W. N., & dos Santos, N. C. (2017). AVALIAÇÃO ECONÔMICA PARA INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO NA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA – UNOESTE, EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 1(2), 25-33. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/1931