IMPLICAÇÕES DO CAPITALISMO E A CRISE AMBIENTAL

  • Jacqueline Roberta Tamashiro Unoeste
  • Munir Jorge Felício Unoeste
Palavras-chave: capitalismo, crise ambiental, recursos naturais

Resumo

O presente texto tem como objetivo a contribuição e discussão, refletindo sobre quais as relações que existem entre o capitalismo e algumas das consequências vistas atualmente sob o âmbito ambiental. Em primeiro momento, demonstrará um breve histórico sobre o desenvolvimento da produção capitalista e como isto está engendrado à insustentável extração de recursos naturais. Na segunda parte, o texto abordará algumas das interferências danosas que se observa atualmente, como consequência de atividades iniciais do período da Revolução Industrial. O texto abordará algumas das crises enfrentadas na contemporaneidade, como a exploração voraz dos recursos hídricos; o uso intenso de praguicidas e herbicidas, como forma de controle às pragas, e a crescente geração de resíduos sólidos urbanos. A seguir, na terceira e última parte, serão realizadas algumas considerações sobre a temática, como buscar alternativas que sejam capazes de contribuir positivamente com consciência e racionalidade sobre o assunto.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Roberta Tamashiro, Unoeste
Cursando Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE. Pós- Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes, UCAM- RJ, 2015. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente- SP, 2009.
Munir Jorge Felício, Unoeste
Graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1983), graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1997), graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (2003), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Docente permanente do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista.
Publicado
2017-09-18
Como Citar
Tamashiro, J. R., & Felício, M. J. (2017). IMPLICAÇÕES DO CAPITALISMO E A CRISE AMBIENTAL. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 1(2), 34-41. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/1786