EFEITO DE UM PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CLIMA ESCOLAR EM DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Juliana Freire Bidóia Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Alessandra de Morais Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Cristiane Paiva Alves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

clima escolar, ressignificação da educação, ensino fundamental, séries iniciais

Resumo

Este trabalho tem como tema um processo de ressignificação da educação tomando como um dos parâmetros de análise o clima escolar. Entende-se por ressignificação da educação o processo de reflexão da comunidade escolar a respeito dos fins e meios do processo de ensino-aprendizagem. Um instrumento que possibilita a identificação da percepção dos atores em relação ao ambiente escolar é o Questionário do Clima Escolar. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos de um programa de ressignificação da educação na qualidade do clima escolar, sob a perspectiva de estudantes, em duas escolas públicas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Como instrumento foi utilizado o Questionário de Avaliação do Clima Escolar. Trata-se de uma pesquisa quase experimental, em que para a constatação dos efeitos do processo de ressignificação sobre a qualidade do clima escolar realizou-se pré-teste e pós-teste, ambos com aplicação do referido questionário em aproximadamente 500 estudantes do 3º ao 5º ano. Fizeram parte da pesquisa três escolas públicas municipais, com características semelhantes, sendo duas das escolas pertencentes ao grupo experimental, com a interveniência da variável independente (programa de ressignificação) e a outra do grupo controle. Os resultados permitiram identificar as transformações significantes nas escolas experimentais em comparação com a escola do grupo controle. A conclusão do trabalho serviu como base para retroalimentar as ações do programa em pauta no momento da devolutiva do diagnóstico inicial (pré-teste), em que os educadores participaram ativamente do processo de reflexão sobre os resultados do clima.

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Biografia do Autor

  • Juliana Freire Bidóia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Mestre pelo Programa de Pós – Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

  • Alessandra de Morais, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Professora Assistente Doutora do Departamento Psicologia da Educação - DPE e do do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

  • Cristiane Paiva Alves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - DEFITOVice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral - GEPPEI

  • Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Professora Assistente Doutora do Departamento Psicologia da Educação - DPE e do do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
    Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral - GEPPEI

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Publicado

2020-11-11

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

EFEITO DE UM PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CLIMA ESCOLAR EM DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 47-58. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3570

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