A DIALÉTICA ENTRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO DA PSIQUE INFANTIL

Autores

  • Silvio Sena Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP
  • Célia Maria Guimarães Universidade Estadual Paulista – UNESP

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança Pré-escolar, Intervenção Pedagógica, Jogo de Papéis Sociais

Resumo

Este artigo descreve parte da pesquisa de doutorado denominada ‘A dialética entre a intervenção pedagógica no jogo de papéis e o desenvolvimento psíquico da criança contemporânea em idade pré-escolar’. A investigação analisou as interferências da intervenção pedagógica no jogo de papéis para o desenvolvimento psíquico de vinte crianças de uma turma de pré-escola. A metodologia se caracterizou como pesquisa-intervenção e os dados advieram de observação participante, registros em caderno de campo, fotografias e filmagens. Os resultados comprovaram que a adequada intervenção pedagógica no jogo de papéis promove o nível de jogo e o desenvolvimento infantil. Assim, concluímos que a pesquisa clarificou o movimento dialético causado pelos elementos envolvidos na simultaneidade dos avanços do nível de jogo e do psiquismo infantil, o que serve de amparo para a formação teórica e a constituição-aprimoramento da práxis pedagógica dos professores da educação infantil e dos estudantes dos cursos de pedagogia e áreas afins.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Como Citar

A DIALÉTICA ENTRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO DA PSIQUE INFANTIL. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 49-61. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2645

Artigos Semelhantes

1-10 de 547

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.