OS CONTEXTOS E OS CONTRASTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: a educação popular e as demandas por uma educação de qualidade

Autores

  • Fábio Mariano da Paz UNESP
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite UNESP

Palavras-chave:

Democratização do Ensino. Escola pública. Qualidade da Educação.

Resumo

Este texto, ancorado numa abordagem qualitativa, tem por objetivo colocar em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública brasileira e aos crescentes discursos a respeito da perda de sua qualidade. Para isto, elenca as principais transformações históricas e sociais pelas quais o país passou, desde o período colonial até o presente, para ressaltar que a massificação da instituição escolar, embora seja constantemente culpada pelo enfraquecimento do ensino, representa atualmente a legitimação de um novo momento histórico, no qual a população conquista de forma nunca vista no decurso da história, um de seus principais direitos sociais. Aborda ainda, os impactos das transformações ocasionadas pela expansão do ensino e as diversas perspectivas que podem ser aplicadas à análise dos padrões de qualidade da atualidade, assim como as novas responsabilidades assumidas pela escola pública para dar conta das necessidades e privações sociais acumuladas ao longo de séculos pela ausência de um Estado atuante.

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Publicado

2013-04-01

Como Citar

OS CONTEXTOS E OS CONTRASTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: a educação popular e as demandas por uma educação de qualidade. (2013). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 9(2), 104-119. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/813

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