ESTUDO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO ROSÁRIO G2

Autores

  • Fernando Henrique Ferreira de Oliveira UNESP
  • Neide Barrocá Faccio UNESP

Palavras-chave:

istema de Ocupação - Aratu-Sapucaí – Sítio Arqueológico – Índios agricultores.

Resumo

Esse trabalho deriva de uma pesquisa em arqueologia pré-colonial brasileira que tem por objetivo discutir sobre os resultados da curadoria e da análise do material cerâmico do Sítio Arqueológico Rosário G2 (RG2). A pesquisa relaciona a multidisciplinaridade da ciência geográfica com a arqueologia, que tem como objeto, o estudo das ocupações humanas pretéritas por meio dos vestígios materiais de cultura. No caso do RG2, a maior fonte de informação cultural foi a cerâmica indígena. Entretanto, relacionamos duas variáveis para entender o cotidiano do homem pré-colonial e determinar o Sistema de Ocupação Regional presente no espaço geográfico do sítio, sendo; a paisagem e a variabilidade cerâmica. O Sítio Arqueológico Rosário G2, situa-se em Guaíra, SP. Trata-se de um sítio de formação lito-cerâmica. A pesquisa arqueológica levou em consideração diversos processos metodológicos, desde a revisão bibliográfica, até as atividades em laboratório, que compreendeu a lavagem, numeração, catalogação, curadoria e análise do material cerâmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Henrique Ferreira de Oliveira, UNESP
    Estudante de Geografia da FCT/UNESP - Presidente Prudente, membro do Laboratório de Arqueologia Guarani, trabalho com arqueologia pré-histórica, arqueologia da paisagem além de atuar como professor de Redação do Cursinho Popular "Rosa Luxemburgo".
  • Neide Barrocá Faccio, UNESP
    Livre docente em Arqueologia brasileira e professora do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

ESTUDO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO ROSÁRIO G2. (2014). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 10(1). https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/724

Artigos Semelhantes

1-10 de 533

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>