EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Levino Bertan Joaquim Bertan
  • Vera Lúcia Soares de Araújo UNOESTE

Palavras-chave:

educação, cultura, ética

Resumo

A pesquisa tem como objetivo refletir sobre os empecilhos estruturais que dificultam uma educação para humanização tais como: a massificação das culturas, o predomínio do modelo capitalista, a inversão do ser pelo ter e a instrumentalização da pessoa humana. Foi realizada por meio da metodologia e leitura bibliográfica. Aponta resultados tais como: uma revisão da ação educacional buscando compreender os fenômenos das culturas e a influência nas instituições educativas e sociais; refletindo sobre a conscientização da pessoa e o seu lugar enquanto sujeito histórico. O texto aponta como caminho a retomada dos valores éticos, a possibilidade de investir em modelos de formações que valorizem uma visão mais ampla do mundo, ou seja, uma visão holística; se comprometendo com a sociedade por meio da ética do cuidado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Levino Bertan, Joaquim Bertan
    Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) - UNICAMP 1994; Foi professor do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da UEL (Universidade de Estadual de Londrina); foi professor de curso de Pedagogia da UNIFIL (Instituto Filadélfia de Londrina); é atualmente professor do Programa de Mestrado em Educação da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista).

Downloads

Como Citar

EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO. (2011). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 8(1), 59-64. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/585

Artigos Semelhantes

1-10 de 242

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.