ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TEMPO PRESENTE: PARA ALÉM DA DUALIDADE ESCOLAR

Autores

  • Claudia Pereira de Pádua Sabia UNOESTE
  • Silvio Cesar Nunes Militão UNESP

Palavras-chave:

Ensino Médio. Educação Profissional. Dualidade Escolar

Resumo

A pesquisa foi realizada mediante procedimentos de levantamento e análises bibliográfica e documental, e teve como objetivo analisar as principais alterações sofridas pelo ensino médio e educação profissional decorrentes da aprovação do ordenamento legal vigente: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9.394/96 e Decreto nº. 2.208/97, revogado pelo Decreto nº. 5.154/04. Parte de breve retrospectiva histórica acerca do surgimento e organização de tal escolaridade e, na sequência, examina as principais alterações sofridas pelo ensino médio e educação profissional trazidas pelo atual conjunto legal, consoante às orientações de reforma e racionalização do Estado, hegemônicas a partir dos anos 1990. Os resultados da pesquisa indicam que, até o momento, não foi possível ainda superar a dualidade histórica que tem prevalecido na etapa final da educação básica. Conclui, que o “Ensino Médio Inovador” pode ser um caminho viável para integração ensino médio e educação profissional.

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Publicado

2011-09-02

Como Citar

Sabia, C. P. de P., & Militão, S. C. N. (2011). ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TEMPO PRESENTE: PARA ALÉM DA DUALIDADE ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 8(1), 65-70. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/520

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