POSSIBILIDADES DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM OBRAS DE ARTE

Autores

  • Júlio César David Ferreira UNESP

Palavras-chave:

Física, Obras de Arte, Conceitos

Resumo

Buscou-se neste trabalho apresentar possibilidades de utilização de obras de arte no âmbito do ensino-aprendizagem de conceitos científicos. Partimos da ideia de que ensinar os conceitos próprios da Física é uma tarefa difícil, pois a disciplina envolve diversos tipos de leitura, incluindo a linguagem matemática. Tais conceitos requerem também um alto grau de abstração em sua compreensão, o que é inviabilizado por livros didáticos simplistas, enxutos, com um apanhado de equações muitas vezes descontextualizadas, sem enredar os conceitos, aproximá-los do cotidiano do aluno. É possível encontrar-se nas obras de arte, na literatura, na música, enfim, nas diversas manifestações artísticas que a humanidade possui, muitas possibilidades de apresentação, divulgação e ensino de conceitos, de maneira diferenciada. In our view, the approach of scientific concepts, when conducted in order to entrap them in various spheres of human knowledge, brings great opportunities for enrichment classes and meanings constructed by students, and enhance interdisciplinary activities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-08-04

Como Citar

Ferreira, J. C. D. (2011). POSSIBILIDADES DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM OBRAS DE ARTE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 7(2), 55-60. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/517