O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h543Palavras-chave:
Revisão de literatura; Teoria das representações sociais; Professores; Transtorno do espectro autistaResumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o estado do conhecimento em relação às representações sociais de professores sobre os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), orientando-se a partir de produções stricto sensu no Brasil, entre os anos de 2005 e 2021. Referente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico do tipo revisão de literatura, na qual se realizou um levantamento sistemático na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses de Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no que concerne às representações sociais de professores sobre estudantes com o Transtorno do Espectro Autista. Foram encontrados, inicialmente, 105 (cento e cinco) estudos. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 06 (seis) trabalhos, sendo 05 (cinco) dissertações e 01 (uma) tese, para compor o corpus de análise. Como resultados, identificamos que os docentes, em sua maioria, encontram-se presos às representações sociais marcadas por preconceitos e estereótipos. É preciso, portanto, que haja um amplo e contínuo esclarecimento sobre as potencialidades desses alunos para que mudanças atitudinais ocorram. Concluímos ser de suma importância a realização de novas pesquisas e estudos que aproximem a temática das representações sociais e o Transtorno do Espectro Autista no ambiente acadêmico, ao ter em vista a escassa literatura sobre o tema.
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