A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E COORDENADORA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Rafaele Paulazini Majela dos Santos Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Ligia Vercelli Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

: Afetividade. Centro de Educação Infantil. Relações Interpessoais.

Resumo

Este texto é fruto da dissertação de mestrado realizada pelas autoras. As perguntas que orientaram o estudo foram: Como as professoras de Educação Infantil percebem a afetividade? Como a afetividade se apresenta nas relações cotidianas entre docentes e coordenadora da área de Educação em um Centro de Educação Infantil? O trabalho teve por objetivo mapear como a afetividade, nas relações entre professoras e coordenadora, ocorre em um CEI da rede pública, localizado na cidade de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras e uma coordenadora. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e os instrumentos de coleta de dados foram a observação nos diferentes espaços do CEI e as entrevistas semiestruturadas com as professoras e com uma coordenadora. Os resultados apontam que a afetividade, no CEI estudado, é pouco reconhecida nas relações interpessoais do grupo gestor da escola, fato este que traz implicações no desenvolvimento do trabalho conjunto da unidade escolar. Segundo as professoras entrevistadas, a coordenação pedagógica funciona como um suporte para todo o trabalho desenvolvido no CEI; por essa razão, elas enfatizam a importância do profissional que assume esse papel.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaele Paulazini Majela dos Santos, Universidade Nove de Julho - Uninove

    Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, vol. 1,2,3 1998. Disponível em: chromeextension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2017a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017b.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz & Terra, 1967.
GOELZER, Juliana. O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: As "pessoas grandes" dizendo a sua palavra. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação, RS, 2014.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
PIGATTO, Carolina Zasso. Vínculos afetivos na educação infantil: desafios na auto(trans)formação permanente de professores. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E COORDENADORA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE SÃO PAULO . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 197-207. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3651

Artigos Semelhantes

1-10 de 538

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>