LEITURA LITERÁRIA E A MEDIAÇÃO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS E SUAS DISCUSSÕES

  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thamirys Frigo Furtado Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Leitura literária; Educação Infantil; infância.

Resumo

Este artigo apresenta um Estado do Conhecimento, que busca mapear os estudos sobre espaços e tempo coletivos de leitura literária na Educação Infantil. Para isso, realizou-se um recorte entre os anos de 2008 e 2019, totalizando 11 anos de buscas em três bancos de dados, a saber: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Scientific Electronic Libray Online (Scielo) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os trabalhos levantados estão atrelados a um tema de pesquisa maior que investiga os espaços e tempos coletivos da leitura literária em Instituições de Educação Infantil em Florianópolis (SC). Acredita-se que levantamentos como esse colaboram para a compreensão do que se tem estudado na área e possibilita a ampliação de um repertório sistematizado sobre os estudos em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamirys Frigo Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência(SUPED). É mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores (PPGE/UFSC). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE/UFSC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC). Atualmente é professora auxiliar de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC).

 

Referências

ALBUQUERQUE, C. S. Os acervos, os espaços e os projetos de leitura em instituições públicas de educação infantil do Recife. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

ARAUJO, M. A. M. O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, 2019.

BAGNASCO, D. G. P. Leitura de histórias na educação infantil: como se desenvolve? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2014.

BERBEL, L. M. O trabalho docente na primeira etapa da educação infantil: as interações com o mundo letrado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017.

CLAUDINO, S. C. R. O lugar da literatura infantil no projeto político pedagógico das instituições públicas de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ESCOUTO, N. B. A formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

ESPINDOLA, A. L.; SOUZA, R. J. Há um lugar para o letramento nas instituições de educação infantil? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas, Anais... Porto de Galinhas, PE: ANPEd, 2012.

EVALTE, T. T. Para entender o livro-brinquedo: arte e literatura na infância. 2014. Dissertação (Mestrado de Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FURTADO, T. F. Os espaços e tempos coletivos de leitura literária na formação dos pequenos leitores. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2016a.

FURTADO, T. F. Espaços e tempos coletivos de leitura literária na educação infantil da Rede Municipal de Florianópolis (SC). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016b.

GONÇALVES, F. Bebês entre livros: as relações dos bebês com os livros no contexto da educação infantil. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2016a.

GUIMARÃES, R. M. Encontros, cantigas, brincadeiras, leituras: um estudo acerca das interações dos bebês, as crianças bem pequenas com o objeto livro numa turma de berçário. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

HAMPEL, L. C. S. M. Os bebês, a professora e os livros de literatura: reflexões sobre a mediação da leitura no Berçário. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

LANDOWSKI, E. Interacciones Arriesgadas. Tradução Desiderio Blanco, revisão Verônica Stay Stange. 1ª Ed. Lima: Universidade de Lima, Fondo Editorial, 2009

MATTOS, M. N. S. S. Leitura literária na creche: o livro entre olhar, corpo e voz. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, GO: ANPEd, 2012.

MATTOS, M. N. S. S. Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MENDES, T.; VELOSA, M. Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 115-132, 2016.

MICARELLO, H.; BAPTISTA, M. Ca. Literatura na educação infanltil: pesquisa e formação docente. Educar em Revista, Curitiba, PS, v. 34, n. 72, p. 169-186, nov./dez. 2018.

PINTO, M. L. A. Interação de bebês com livros literários. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS 2018.

REIS, G. A leitura do literário: uma formação contínua do leitor mirim. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 12., 2018, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFPR, 2018.

RODRIGUES, L. P. S. Práticas leitoras com crianças de 0 a 3 anos de idade: o que revelam as narrativas das professoras? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais... Niterói, RJ: UFF, 2019.

SCHEFFER, A. M. M. O cronotopo sala de leitura e a formação do leitor literário. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2019.

SCHEFFER, A. M. M.; MICARELLO, H. A. L. S. A mediação entre a cultura literária e o sujeito leitor: uma reflexão a partir da teoria histórico-cultural. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais... Niterói, RJ: UFF, 2019.

SILVA, C. F. A literatura na educação infantil: o encontro da criança com o Texto. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu. Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2009.

SILVA, M. M. O que dizem as pesquisas sobre o encontro entre Crianças e literatura na escola? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís. Anais... São Luís, MA: UFMA, 2017.

SILVA, R. P. Biblioteca para quem não sabe ler? A quebra de paradigma sobre leitura, leitores, usuários de bibliotecas e o papel do bibliotecário escolar na educação infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2014.

SILVEIRA, R. C. Educação literária na educação infantil: o livro nas mãos de professoras e educadoras de Araçatuba (SP). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.

SOUZA, M. F. Tempos e espaços de leitura literária na educação infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG,, 2018.

VILELA, R. Ler de novo ou ler o novo? Práticas de leitura de crianças na biblioteca pública. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2015.

VILHENA, R. A. T. Literatura na educação infantil: práticas pedagógicas e a formação da criança pequena. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.

WAJSKOP, G. Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 1355-1374, out./dez. 2017.
Publicado
2020-07-09
Como Citar
Santana Dias Debus, E., & Frigo Furtado, T. (2020). LEITURA LITERÁRIA E A MEDIAÇÃO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS E SUAS DISCUSSÕES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 119-136. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3472