O PROTAGONISMO INFANTIL POR MEIO DA RESISTÊNCIA EM KAMCHATKA (2013)

  • Keyla Andrea Santiago oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Palavras-chave: cinema, educação, vulnerabilidade, protagonismo infantil

Resumo

Nosso pressuposto é que o cinema e seus dispositivos estéticos podem revelar sutilezas que o cotidiano tão imediatista muitas vezes não nos permite: o olhar da criança sobre o mundo e seus dramas inerentes à infância. E o que podemos acessar sobre as aflições infantis diante do controle social regido pela centralização do poder nos militares e pela perda dos direitos? A proposta deste trabalho é empreender uma discussão sobre a leitura da criança em um contexto social vulnerável por meio do filme argentino Kamchatka (2003) e sua potência enquanto ser de resistência. É sob a ótica do protagonista de 10 anos de idade, Matías (Harry), que acompanhamos a confluência da tensão, da ludicidade e também do enigma da resistência que os pais vivenciam diante da ditadura.   Este artigo é ligado à pesquisa interinstitucional em andamento Arte, psicanálise e educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância CEPAE/ UFG/PUCGO/ UEG/UAB-UNB/UEMS, tem como metodologia de investigação a análise fílmica e toma como referencial teórico Adorno e Horkheimer (1985), Adorno (1992), Bernadet (1985), Bordwell (2013), Gardies (2006), Rojas (2014), Truffaut (2005).

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Referências

ADORNO, Theodor W. Minima Moralia – reflexões a partir da vida danificada. Trad. Luiz Eduardo Bicca. São Paulo, Ática, 1992.

ADORNO, Theodor W, HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1985.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2008.

GARDIES, René (org.). Compreender o cinema e as imagens. Lisboa: Edições texto e grafia, 2006.

ROJAS, Gonzalo Adrián. A ditadura militar na Argentina (1976-1983): retomando algumas hipóteses frente aos relatos oficiais. Rev. Lutas Sociais, São Paulo, vol.18, n.32, 163-176, 2014.
TRUFFAUT, François. O prazer dos olhos: textos sobre o cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005.

Filmografia
Kamchatka. De Marcelo Piñeyro. Argentina. DVD, 2003.
Publicado
2020-01-08
Como Citar
Santiago oliveira, K. A. (2020). O PROTAGONISMO INFANTIL POR MEIO DA RESISTÊNCIA EM KAMCHATKA (2013). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4). Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3366
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS