O VOO LIVRE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DESAFIOS

  • Juliana Silva Santiago Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • Luísa Lenhardt Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fabio Machado Pinto Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
Palavras-chave: Esportes de aventura. Voo livre. Educação Física. Educação Infantil. Estágio Supervisiondo.

Resumo

Este artigo relata e reflete acerca de uma experiência de ensino da modalidade voo livre enquanto conteúdo da Educação Física na Educação Infantil. Tomamos esta prática corporal  de aventura em meio à natureza como objeto de ensino por estabelecer relação com a literatura explorada pela professora responsável pelo grupo e por haver na cidade intensa prática de esportes de aventura e, dentre elas, o voo livre. Ao tratar deste tema com as crianças, objetivamos proporcionar um conhecimento sistematizado sobre este conteúdo pouco explorado pela Educação Física escolar, relacionar o voo livre às experiências corporais como o equilíbrio, a corrida, o salto, o sentimento de medo, os equipamentos e outros. As atividades ocorreram em uma instituição de Educação Infantil vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, primeiro semestre de 2019, em meio às atividades de estágio em Educação Física. Participaram deste experimento de ensino 17 crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, a professora da turma, um professor de Educação Física e 2 estagiárias do curso de Educação Física. Como resultado destacamos a experiência de ensino e aprendizagem, pelas quais as crianças puderam experimentar e refletir em atividades relacionadas ao voo-livre, identificaram e distinguiram a Asa Delta do Parapente, experimentaram situações de equilíbrio/desequilíbrio em lugares altos e baixos, construíram brinquedos, brincaram com os mesmos, tiveram contato com os equipamentos reais. Os sentimentos de vertigem, medo, confiança, alegria e segurança estiveram no horizonte desta experiência.

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Biografia do Autor

Juliana Silva Santiago, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Graduanda em Educação Física

Luísa Lenhardt, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Graduanda em Educação Física

José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil, Mestrado e Doutorado em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.
Fabio Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991-1994), possui formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998), mestrado (2004-2005) e doutorado (2005-2012) em Sciences de Léducation - Université de Paris 8.

Referências

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Publicado
2020-01-08
Como Citar
Santiago, J. S., Lenhardt, L., Silva, J. R., & Pinto, F. M. (2020). O VOO LIVRE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DESAFIOS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4). Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3320
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS