NDI COMUNIDADE: AMPLIANDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Carolina S. Spinelli Nécleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Euzébio Nucleo de Desenvolvimento Infantil - UFSC
  • Juliete Schneider Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação de professores; Extensão universitária; práticas pedagógicas.

Resumo

O projeto de Extensão NDI Comunidade tem como objetivo promover a formação inicial e continuada de professores e profissionais da área da Educação Infantil. Desde 1994, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua por meio do projeto de Extensão NDI Comunidade na formação inicial e continuada de estudantes, professores e gestores da área da Educação Infantil e de outras áreas. Este projeto se articula ao ensino e à pesquisa porque estabelece diálogo entre as práticas pedagógicas do NDI e as pesquisas realizadas pelos seus professores. Ao longo da sua existência, o Projeto de Extensão acolheu a comunidade de professores e procurou garantir um espaço de articulação entre teoria e prática na sua formação. Este artigo também analisa os questionários encaminhados após a realização das visitas técnicas e das formações temáticas, com o objetivo de compreender o que foi formativo na experiência desses profissionais.

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Biografia do Autor

Carolina S. Spinelli, Nécleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/UFSC

Juliana Euzébio, Nucleo de Desenvolvimento Infantil - UFSC

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/UFSC

Juliete Schneider, Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/UFSC

Referências

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Publicado
2020-01-08
Como Citar
Shimomura Spinelli, C., Da Silva Euzébio, J., & Schneider, J. (2020). NDI COMUNIDADE: AMPLIANDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL . Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 61-74. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3299
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS