ESCOLA E CONHECIMENTO: EM DEFESA DOS CLÁSSICOS E DA CRÍTICA

em defesa dos clássicos e da crítica

Autores

  • Rafael Rossi UFMS
  • Aline Santana Rossi

Palavras-chave:

Educação Escolar. Conhecimento. Crítica.

Resumo

O presente texto se conforma em instrumento por meio do qual problematizamos a relação entre conhecimento e educação escolar. Partimos do fato de que a transmissão de conhecimentos é uma prática indispensável que marca o processo de reprodução das sociedades. A partir destes entendimentos, avançamos para a especificidade da educação escolar e do papel dos professores de um ponto de vista humano-genérico, a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Demonstramos que, da perspectiva dos interesses essenciais dos alunos e dos professores, é imprescindível a socialização crítica dos conhecimentos mais eruditos e elaborados produzidos historicamente, a partir do reconhecimento de seus parâmetros históricos e ontológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santana Rossi

Pedagoga pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS em Campo Grande – MS.

Referências

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5ª ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2011.
DUARTE, N. A Individualidade Para Si: Contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3ª ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2013.
DUARTE, N. Os Conteúdos Escolares e a Ressurreição dos Mortos – Contribuição à Teoria Histórico-Crítica do Currículo. Campinas – SP: Autores Associados, 2016.
DUARTE, N. O Currículo em Tempos de Obscurantismo Beligerante. Revista Espaço do Currículo, v. 11, n. 02, p. 139-145, 2018.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.
ROSSI, R. Educação Escolar e Conhecimento: Da Prática Espontânea à Crítica Ontológica. Relatório (Pós-doutorado em Educação) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – SP, 136 p. 2019.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45, p. 422-590, 2010.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas – SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas – SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, v. 03, n. 02, p. 11-36, 2014.

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Rossi, R., & Santana Rossi, A. (2019). ESCOLA E CONHECIMENTO: EM DEFESA DOS CLÁSSICOS E DA CRÍTICA: em defesa dos clássicos e da crítica. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(3), 144-155. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3203