“SEJÃO QUAES FOREM OS SACRIFÍCIOS, REGENER-SE A INSTRUCÇÃO”: A INSTRUÇÃO NA PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE NO RELATÓRIO DE DIOGO VELHO CALVALCANTI D’ ALBUQUERQUE (1861)

Palavras-chave: História da educação, Parahyba do Norte. Leis e regulamentos, Diretoria da Instrução Pública

Resumo

O presente texto busca discutir a forma como a educação brasileira no Oitocentos, especialmente na Província da Parahyba do Norte, era tratada pelos governantes da Província. A análise estruturou-se a partir da crítica documental aos Relatórios do Diretor da Instrução Pública naquela Província, elaborados por Diogo Velho Cavalcanti d’ Albuquerque, encaminhados à Assembleia Provincial no ano de 1861. Como parte do trabalho do historiador, o cotejo com outras fontes possibilitou a melhor compreensão acerca das práticas educacionais do referido período, das quais destaca-se a legislação educacional em vigor no período. Para a construção deste trabalho, foi fundamental o diálogo com a bibliografia referente ao período, dentre elas podemos citar Matos (1987), Ferronato (2015) e 92012), Gondra e Schneider (2011, p.120) Faria Filho (2016).

Palavra chave: História da educação, Parahyba do Norte. Leis e regulamentos, Diretoria da Instrução Pública

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Biografia do Autor

Viviane Vieira Santos Matos, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes, (UNIT) 2018/2020 ,Bolsista pelo PROCAPS/UNIT. Tem Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Universidade Tiradentes (UNIT) 2018. Possui Graduação em História pela Universidade Tiradentes (2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste (GPHEN) UNIT.

Ane Luise Silva Mecenas Santos, Universidade Tiradentes

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (2011). Especialista em Ciências da Religião e possui graduação em História Bacharelado (2010) e em História Licenciatura (2005) pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente, realiza o pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes ? UNIT , como bolsita PNPD-CAPES. Pesquisadora associada aos seguintes grupos de pesquisa: Jesuítas nas Américas, Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX) e ao Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Atualmente é sócio - THE RENAISSANCE SOCIETY OF AMERICA. Desenvolve pesquisas no campo da História dos Intelectuais.

Publicado
2019-05-13
Como Citar
Ferronato, C. de J., Santos Matos, V., & Mecenas Santos, A. L. (2019). “SEJÃO QUAES FOREM OS SACRIFÍCIOS, REGENER-SE A INSTRUCÇÃO”: A INSTRUÇÃO NA PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE NO RELATÓRIO DE DIOGO VELHO CALVALCANTI D’ ALBUQUERQUE (1861). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 163-172. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2939